Zezé Gomes entrega certificado de curso técnico para agentes de saúde
Agentes foram habilitados para atuarem na identificação,
prevenção e controle das doenças em Hortolândia
Da Redação | Tribuna Liberal
A Prefeitura de Hortolândia promoveu nesta quarta-feira (20) a formatura do curso técnico dos agentes comunitários de saúde. Realizado pelo “Projeto Saúde com Agente”, uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Ministério da Saúde, o curso viabilizou a formação técnica de 41 agentes de saúde do município. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Hortolândia, com a presença do prefeito Zezé Gomes e do presidente do Legislativo, Edivaldo Araújo. A meta é contratar mais 200 agentes.
Com duração de 10 meses, a formação técnica dos agentes de saúde contou com uma carga total de 1.275 horas de curso. De natureza técnica, a formação foi realizada por meio de atividades em EAD (Educação à Distância) e de atividades práticas presenciais. Os agentes de saúde são os profissionais que atuam diariamente no diagnóstico das condições de vida e saúde da população a partir de um trabalho articulado com profissionais da Vigilância em Saúde e da Atenção Básica. Para o prefeito hortolandense, os agentes comunitários realizam um trabalho de saúde pública “fantástico no município, uma vez que são eles que entram na casa dos moradores e fazem um acompanhamento mais próximo de saúde da família”.
“O agente comunitário é peça fundamental no trabalho de atenção das Unidades Básicas de Saúde. Tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS. Na construção de uma cidade inteligente e sustentável, os agentes comunitários possuem uma função estratégica fundamental, pois eles estão na porta de entrada da população junto à rede municipal, sendo, muitas vezes, as primeiras pessoas a realizarem atendimento junto à comunidade, no sentido de cuidar e promover ações de saúde coletiva. Atualmente, Hortolândia conta com 61 agentes comunitários espalhados em 14 unidades que possuem o Programa de Saúde da Família. Recentemente estive em Brasília solicitando a expansão do serviço em nosso município. A meta é contratar mais 200 agentes, estruturando melhor as equipes e assim garantir um cuidado especial para a população hortolandense”, destacou Zezé Gomes.
Durante a formação técnica, os agentes desenvolveram habilidades para realização de diagnósticos na população, desenvolvimento de trabalho integrado com outras áreas da saúde, além de aprenderem técnicas para promoção e prevenção à saúde dos indivíduos e das famílias. A formação técnica também permitiu aos agentes da saúde aprimorar competências para coleta e registro de dados relativos às visitas domiciliares utilizando dispositivos eletrônicos.
O conteúdo programático do curso contemplou temas como elaboração de estratégias para prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis, trabalho em equipe, ações de Vigilância Sanitária em saúde, controle de ambiente, vacinas, noções em microbiologia e parasitologia e conhecimentos em fisiologia e anatomia humanas. Todos os agentes de saúde receberam certificado de conclusão pela formação no curso.
Deixe um comentário