Willian Souza pede ao MP reabertura de leitos pediátricos no Hospital Estadual de Sumaré
Presidente da Câmara protocolou ofício solicitando
intermediação dos promotores da Vara da Infância e Juventude e Saúde
O presidente da Câmara Municipal de Sumaré, vereador Willian Souza (PT), solicitou atuação do Ministério Público Estadual nas tratativas para a reabertura, em caráter de urgência, dos leitos pediátricos no Hospital Estadual de Sumaré (HES). O pedido foi feito por meio de ofício protocolado pelo parlamentar na tarde desta sexta-feira (13), endereçado aos promotores Dênis Henrique da Silva e Luciane Cristina Nogueira Lucas Lo Re, responsáveis no órgão por assuntos relacionados à infância e juventude e saúde pública, respectivamente.
No documento, Willian lembra que a falta de leitos tem “repercutido com força em toda a Região Metropolitana de Campinas”, uma vez que o sistema de saúde das cidades que compõem a RMC registra, neste período do ano, aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, doença que afeta principalmente crianças em razão do sistema imunológico imaturo.
“A situação é preocupante por que os leitos continuam fechados mesmo com a presente e alta demanda para atendimento das crianças com problemas respiratórios. Além disso, conforme reportagens que circulam na imprensa regional, a reabertura da ala pediátrica do HES vai beneficiar nossa região com até 30 leitos infantil”, destaca o parlamentar.
Na sessão ordinária da última terça-feira (10), os vereadores de Sumaré aprovaram moção de apelo apresentada pelo presidente da Casa apelando para que o Governo do Estado reabra os leitos infantis no HES.
Na ocasião, Willian Souza declarou que “há um ano essa situação já estava prevista, por isso, na época, foi protocolada uma moção de apelo para o Governado do Estado de São Paulo e para o Departamento Regional de Saúde – DRS VII reabrirem a UTIs pediátricas do Hospital Estadual de Sumaré. No entanto, os departamentos responsáveis responderam que o crescimento sazonal de casos não justificaria a criação de mais leitos para atender exclusivamente uma demanda maior do inverno. Disseram também que não havia previsão de acréscimo de recursos ou estrutura, considerando o período de pandemia”.
Agora, o parlamentar espera a adesão do Ministério Público à pauta para garantir a reabertura dos leitos. “O Ministério Público cumpre a missão de zelar pelos direitos da população, e julgamos importante dar ciência formal ao órgão para que se junte a nós com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento no hospital estadual, um equipamento público de excelência, com certificação internacional, devia à alta capacidade técnica para tratamentos complexos e que atende a tantos outros municípios do interior do estado”, conclui.
Deixe um comentário