Saúde
Clodoaldo: "Nos finais de semana e no período noturno, público-alvo fica desassistido"

Vereador Clodoaldo solicita implantação de CAPS AD III (24horas) em Hortolândia

O vereador Clodoaldo Santos da Silva (MDB) apresentou na sessão ordinária, desta segunda feira (17), da Câmara de Hortolândia o requerimento nº 536/2022, que busca informações sobre o andamento e progresso do estudo para qualificar o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do município em CAPS AD III 24 horas.

Este é o segundo documento sobre o tema apresentado pelo parlamentar. Em novembro de 2021 ele elaborou o requerimento nº 610/2021 questionando a administração municipal se havia estudo ou projeto para transformar o CAPS AD em CAPS AD III (24 horas) e qual era a previsão de sua implantação. Na época, a prefeitura respondeu que o projeto estava em fase inicial, isto é, promovendo o dimensionamento do quadro de servidores, móveis e equipamentos, assim como, imóvel adequado para a instalação do serviço.

De acordo com o vereador, a implantação desta unidade de atendimento 24 horas é de suma importância, uma vez que, nos finais de semana e no período noturno, o público-alvo da instituição fica desassistido. “Muitas vezes, as crises dos usuários de álcool e drogas ocorrem quando a unidade está fechada e isso gera diversos transtornos tanto nos dependentes químicos quanto em suas famílias”, alerta o parlamentar.

Atualmente o CAPS AD realiza atendimento de segunda a sexta, das 7h às 18h, a 140 usuários por mês, com idade a partir de 18 anos nas modalidades não-intensiva, intensiva e semi-intensiva. Localizada no bairro Parque Ortolândia, a unidade conta com equipe multidisciplinar formada por 23 profissionais dentre eles psiquiatras, clínicos gerais, enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, farmacêuticos, agentes administrativos e ajudantes gerais.

Deixe um comentário