Saúde
Vacina é a principal medida de proteção contra doença e orientação é que população procure pelo imunizante

Vacinação contra febre amarela é intensificada em áreas de Sumaré

Da Redação | Tribuna Liberal

Diante da circulação do vírus da febre amarela em alguns municípios do Estado de São Paulo, a Secretaria de Saúde de Sumaré intensificou a vacinação contra febre amarela nas áreas rurais e urbanas. No último sábado (15), as unidades de Saúde do Cruzeiro e Veccon estiveram com a ação casa a casa na Estância Árvore da Vida, Campo Belo e Três Pontes.

Já a equipe do Vasconcelos realizou, durante todo o dia, a vacina contra febre amarela e a atualização de carteirinha vacinal na unidade. Até o momento o município vacinou 494 moradores. No ano passado, 9.311 pessoas receberam o imunizante. A vacina é a principal medida de proteção contra a doença e está disponível em todas as USFs (Unidades de Saúde da Família), exceto no Virgílio Viel.

A vacinação contra febre amarela segue o esquema recomendado pelo Ministério da Saúde, para crianças menores de cinco anos, a imunização ocorre com a primeira dose aos nove meses e a segunda aos quatro anos. A partir dos cinco anos, é aplicada uma dose única, caso não haja comprovação vacinal anterior. Os adultos não imunizados que residem em áreas com recomendação, e pessoas que irão viajar para estes lugares, devem se vacinar pelo menos 10 dias antes do deslocamento.

As doses também podem ser aplicadas em outros grupos, como as pessoas que residem em áreas de risco, zona rural e regiões periurbanas. Nesses casos, gestantes, puérperas (mulheres no pós-parto) e bebês entre seis e oito meses podem receber a vacina. Idosos acima de 60 anos devem passar por avaliação médica antes da aplicação. A vacina pode ser administrada junto a outras do calendário vacinal, porém em algumas situações, é necessário respeitar intervalos específicos entre as doses.

Deixe um comentário