UPA 24 horas está quase pronta na região da Área Cura

Quando entrar em operação, unidade levará atendimento de urgência e emergência para 80 mil moradores

A rede de atendimento emergencial ganha reforço em Sumaré com a construção da UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento) no Jardim Denadai, região da Área Cura, formada por cerca de 80 mil habitantes.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, as equipes trabalham no acabamento interno, instalações elétricas e planejamento para mobiliar a nova unidade do pronto atendimento. Quando estiver em funcionamento, a unidade terá capacidade para atender 12 mil usuários por mês. Serão oferecidos atendimento clínico, pediátrico, ginecológico e odontológico.

Além de oito consultórios e salas diversas, estrutura da UPA 24h conta, também, com Raio-X. Localizada na Rua Luciano Ramos Ayala, no Jardim Denadai, a UPA está em construção numa área de aproximadamente 3,5 mil m². “A UPA é uma reivindicação antiga da Área Cura, que é a maior região da nossa cidade, com cerca de 80 mil habitantes. A unidade vai levar um atendimento de urgência e emergência mais ágil e qualificado aos moradores, facilitando também o acesso da população aos serviços de saúde”, comentou o prefeito Luiz Dalben.

MAIS UPAS

A Prefeitura informou que outros investimentos são realizados na área de urgência e emergência. Um exemplo é a ampliação do número de leitos de leve e média complexidades da UPA Macarenko, que passou de 15 para 55, em março.

A UPA Macarenko conta, ainda, com a construção de uma nova enfermaria, aumentando mais 21 leitos de baixa e média complexidades, além de dois postos de enfermagem, sala para insumos e medicamentos, banheiros e uma recepção própria. “Também já foi iniciado o projeto de implantação da UPA Maria Antonia, a quarta UPA da cidade”, diz nota da assessoria de imprensa.

Ambulatório de Especialidades agenda consultas por telefone

Agora, o Ambulatório de Especialidades de Sumaré conta com uma Central de Atendimento para o agendamento de consultas por telefone. Antes, usuários tinham que se deslocar até a unidade para marcar os procedimentos.

A Secretaria de Saúde informa que o serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas. Por meio dos telefones 3399.6007/ 3399.6014/ 3399.6024 os munícipes podem entrar em contato com o ambulatório, deixar o nome para realizar o cadastro. Depois, a Central entra em contato com o usuário para agendar a consulta ou procedimento.

“Com esse novo formato piloto, a Prefeitura agiliza o atendimento e traz mais conforto aos moradores, que não precisam sair de casa para realizar o cadastro e têm o mês todo para fazer o procedimento. Essa é uma das medidas para organizar os atendimentos de maneira a reduzir os atrasos”, informa a Secretaria de Saúde por meio da assessoria de imprensa.

Novos Leitos

Uma parceria da Prefeitura de Sumaré com o grupo Amil garantiu a implantação de 40 novos leitos de enfermaria no antigo Hospital Madre Theodora, em Nova Veneza. De acordo com a Administração, há possibilidade de ampliação no número de acomodações. Outra conquista é a reabertura dos leitos pediátricos do HES (Hospital Estadual de Sumaré), que atende a reivindicação do prefeito Luiz Dalben junto ao governo do Estado. O hospital recebeu 15 novos leitos infantis.

USF é revitalizada no Jd. Maria Antonia

Na área de atenção básica, a Prefeitura anuncia a entrega das obras de revitalização da USF (Unidade Saúde da Família) Angelo Tomazin, na região do Maria Antonia. Segundo a Administração, para oferecer uma estrutura mais adequada aos cerca de 8,8 mil pacientes referenciados na unidade, o prédio recebe adequações estruturais, melhorias na dimensão espacial, troca de piso e nova pintura. A Atenção Básica também recebeu seis novos veículos para atender a população, receberam novos equipamentos e mobiliários.

Centros especializados são iniciativa pioneira na região

Sumaré inova com a implantação dos Centros Especializados de Saúde, uma iniciativa inédita na região, segundo a Administração. As cinco unidades têm parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Agora, informa a Prefeitura, o município conta com dois Centros da Criança, o Centro de Longevidade, para assistência da Melhor Idade a partir dos 50 anos, a Base de Excelência da Mulher, para atendimento exclusivo do público feminino, e a Base de Excelência do Homem, para atendimento médico e laboratorial exclusivo para a população masculina.

 

Deixe um comentário