Saúde
Telemedicina ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde

Telemedicina de Hortolândia já conta com atendimento de nutricionista

Profissional amplia o dia de atendimento e as especialidades médicas oferecidas pelo serviço online na saúde do município

A Prefeitura de Hortolândia ampliou o dia de atendimento e as especialidades médicas oferecidas pelo serviço online de telemedicina. Nesta segunda-feira (3), a Secretaria de Saúde iniciou as consultas virtuais com profissional de nutrição. Inicialmente, foram atendidos pacientes que passaram por triagem pela Secretaria de Saúde por meio das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Com isso, o serviço de telemedicina passa a atender às sextas, das 9h às 15h, e segundas-feiras, das 8h às 12h. A equipe médica passa a ter quatro especialistas, sendo dois clínicos, um psiquiatra e um nutricionista.

A prefeitura implantou a telemedicina em julho deste ano, em caráter experimental. Nessa fase, a Secretaria de Saúde observa o funcionamento do serviço, com a realização de ajustes e correções necessárias. Após o período de testes, que deve ir até dezembro deste ano, a previsão é que o novo serviço seja ampliado gradativamente para todos os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde.

“Com a telemedicina, a proposta é mudar o foco de atendimento de saúde por meio de orientação aos pacientes para ajudá-los a prevenir doenças. O objetivo é implementar uma visão de saúde integral. Por isso é importante oferecer atendimento à população de diferentes especialidades médicas. Para isso, já estamos trabalhando para incluir na equipe da telemedicina um profissional de psicologia”, destaca o secretário adjunto de Saúde, Leandro da Silva Severino.

TELEMEDICINA

A telemedicina traz benefícios para os pacientes, que passam a receber atendimento com maior rapidez, evitando custos de deslocamento, além de proporcionar economia de tempo. Para o município, o novo serviço também representa economia de recursos materiais e financeiros, e otimiza o trabalho dos profissionais de saúde. A telemedicina também ajuda a desafogar o atendimento presencial na rede municipal de saúde. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, a telemedicina é um serviço on-line de atendimento e realização de consultas para pacientes da rede municipal. Para isso, o paciente precisa ter acesso à um celular ou computador com internet, com sistema de câmeras e áudio, tanto microfones quanto autofalantes, ou fones de ouvido. A Secretaria de Saúde fornece ao paciente o link por meio do qual ele será atendido por um profissional médico para avaliar resultados de exames ou dar orientações em saúde.


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