Saúde

Sumaré sobe 4 posições no Ranking do Saneamento Trata Brasil 2022

Município ocupa 46º lugar entre as cem maiores cidades brasileiras avaliadas pelos serviços de água e esgoto

O município de Sumaré subiu quatro posições no Ranking do Saneamento Básico 2022, divulgado pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados. A cidade ocupa o 46º lugar na lista das cidades brasileiras com os melhores indicadores em saneamento.
O estudo avalia os índices de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos dos cem maiores municípios do país. A cidade, cujos serviços de saneamento são de responsabilidade da BRK, apareceu pela primeira vez no ranking nacional em 2021, ocupando a 50ª posição.
Os dados do estudo são elaborados a partir de informações compiladas do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), que tem sua última base de dados referente ao ano de 2020.
Segundo o ranking, Sumaré possui um índice de atendimento total de água de 100%, o que coloca a cidade entre os 30 melhores municípios neste quesito. O indicador de coleta de esgoto de 98,82% é o décimo segundo no ranking e coloca o município muito à frente da média nacional, que é de 54,95%.
O índice de perdas na distribuição de água é outro indicador que vem apresentando evolução na cidade. O ranking traz o percentual de 37,43%, número bem abaixo de 2015, 60%, ano do início da concessão dos serviços à BRK. Vale destacar que esse indicador fechou 2021 ainda mais baixo, em 34,91%. Ao comparar 2015 com 2021, o volume preservado de água é de mais de 6,7 bilhões de litros, suficientes para abastecer cerca de 92 mil pessoas por um ano.
O resultado é fruto de um trabalho contínuo e bem planejado realizado pela BRK no município. A listagem de Sumaré no ranking anual pela primeira vez em 2021 e o fato de ter subido quatro posições neste ano demonstram que a cidade está evoluindo do ponto de vista de saneamento, o que tem impacto direto na saúde e na qualidade de vida da população.
A BRK tem trabalhado para aumentar a disponibilidade de água, visando atender o crescimento contínuo do município. E isso, resulta em mais saúde e qualidade de vida para todos, evidenciando Sumaré no cenário nacional quando o assunto é saneamento básico.

RANKING
Baseada em dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) de 2020, última base de dados disponível, o Ranking do Saneamento avalia os indicadores de acesso à água potável, coleta e tratamento dos esgotos nos cem maiores municípios do país. A publicação anual está disponível na página do Instituto Trata Brasil – http://www.tratabrasil.org.br/

Deixe um comentário