Saúde
Pacientes, usuários e referenciados participam de palestras, rodas de conversa e atividades educativas

Sumaré promove campanha Novembro Azul 2024 para prevenção do câncer de próstata

Da Redação | Tribuna Liberal

Sumaré promove neste mês a campanha ‘Novembro Azul’, que visa à conscientização da população a respeito dos cuidados com a saúde masculina, principalmente para prevenir o câncer de próstata. Neste ano, serão ofertadas consultas médicas, cerca de 600 exames preventivos, além de ações de conscientização por toda a cidade, por meio da coordenação do Fundo Social de Solidariedade, em parceria com a Secretaria de Saúde.

As unidades de saúde, grupos da Melhor Idade e CRASs (Centros de Referência em Assistência Social) ofertam palestras, rodas de conversa e atividades educativas com os pacientes, usuários e referenciados. Também haverá mutirão de mais de 2,2 mil consultas pré-agendadas em diversas especialidades na Base de Excelência do Homem e Ambulatório de Especialidades.

“Preparamos com muito carinho uma extensa programação para o Novembro Azul, voltada para a saúde e bem-estar do homem. Queremos cuidar dos nossos moradores por meio da prevenção, antes que fiquem adoecidos. Nosso objetivo é conscientizar os homens sobre a importância de ir ao médico e realizar a prevenção, não só com relação ao câncer de próstata, mas várias outras doenças. Desde 2017, mais de vinte mil exames preventivos foram ofertados, prevenindo doenças e salvando vidas. Cuidar da saúde também é coisa de homem”, comentou a presidente do Fundo Social, Mara Dalben.

“Entramos em novembro, mas é importante destacarmos que nossas ações de prevenção do câncer de próstata seguem ao longo do ano! Implantamos a Base de Excelência do Homem, um espaço exclusivo para cuidados masculinos, e, neste mês, intensificamos as atividades, buscando conscientizar o público masculino sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens. A prevenção começa pela informação e este é o trabalho que será desenvolvido durante todo o mês de novembro. Sabemos que os homens vão com menos frequência ao médico, dificilmente realizam check ups”, disse o prefeito Luiz Dalben (PSD).

Deixe um comentário