Sumaré inicia campanha de vacinação contra dengue na próxima 2ª feira
Inicialmente serão vacinadas crianças de dez e 11 anos de
idade, seguindo orientações do Ministério da Saúde, que destinou 5.334 doses
para cidade
Da Redação | Tribuna Liberal
A Secretaria de Saúde de Sumaré inicia, a partir de segunda-feira (15), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Dengue. A princípio serão vacinadas as crianças de dez e 11 anos. A imunização ocorrerá de segunda a sexta, das 8h às 15h30, em todas as unidades de saúde, exceto a USF (Unidade saúde da Família) Viel. Para receber a dose, basta apresentar a carteira de vacinação ou documento de identificação. A cidade recebeu 5.334 doses do imunizante pelo Ministério da Saúde.
“A vacinação contra a dengue é um grande reforço no combate à doença e na prevenção e saúde da nossa população. Porém, não podemos descuidar. É muito importante que todos adotem as medidas necessárias para evitar a proliferação do Aedes. Somente juntos poderemos vencer essa batalha: cuidando do nosso próprio quintal e também da nossa cidade”, incentivou o prefeito Luiz Dalben (PSD).
Sumaré intensificou as ações de combate a dengue em todo o município. As equipes de Controle de Vetores ampliaram o trabalho casa a casa, vistoriando os imóveis e orientando os moradores sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e eliminar possíveis criadouros do mosquito. Além disso, a equipe de Controle da Dengue da Prefeitura de Sumaré realiza o monitoramento de denúncias recebidas por meio do canal de atendimento 156 e a visita casa a casa para orientação, bloqueio e controle de criadouros.
Segundo a Secretaria de Saúde, esse trabalho de bloqueio é importante para interromper a transmissão da dengue. Porém, é ainda mais importante a população cuidar constantemente do quintal e eliminar possíveis criadouros para evitar que novas larvas do mosquito se desenvolvam, retomando todo o ciclo. Até o momento, Sumaré registrou 4.058 notificações de casos de dengue. Desse total, 1.524 casos são positivos e 250 estão sendo investigados.
Deixe um comentário