Saúde
Ano a ano movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar de suicídio é fundamental

Saúde de Sumaré promove ‘Setembro Amarelo’ para prevenção do suicídio

Ao longo do mês, palestras, orientações e rodas de conversas acontecem nas unidades de saúde do município, que contam com decoração toda especial

Da Redação | Tribuna Liberal

O Setembro Amarelo, reconhecido como mês de prevenção ao suicídio, é um convite para a conscientização e traz um alerta à população. Por essa razão, a Secretaria de Saúde de Sumaré preparou uma programação especial alusiva à data em toda a rede municipal. Nesta segunda-feira (16), colaboradores do PSF (Posto Saúde da Família) Vasconcelos ministraram uma palestra sobre Síndrome de Burnout e Inteligência Emocional para os funcionários do setor administrativo da construtora Peconi.

No sábado (14) as unidades de saúde Paraíso, Bandeirantes, Denadai, São Judas e Florely realizaram um mutirão de atendimento em celebração à data. Mais de 600 pacientes foram atendidos em consultas médicas, palestras, coleta de papanicolau, práticas integrativas em grupo, atualização de vacinas e consultas de enfermagem. Integrado a isso foram organizadas ações de panfletagem no entorno das unidades, compreendendo os pacientes, acompanhantes e demais munícipes que transitavam pela região. No próximo sábado (21) as ações serão realizadas nas USFs (Unidades Saúde da Família) Ypiranga, Vasconcelos, Nova Terra, Maria Antônia, Bordon e Jardim do Trevo.

Ao longo do mês, palestras, orientações e rodas de conversas acontecem nas unidades de saúde, que contam com uma decoração toda especial. Além disso, no dia 19 de setembro, haverá o I Seminário Municipal de Prevenção ao Suicídio na Infância e Adolescência, realizado pelo Programa de Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos. O evento será das 8 às 12 horas, no Clube Recreativo de Sumaré. As inscrições para participar podem ser feitas pelo link https://forms.gle/ARLQMgK4P5sorXVFA.

“É preciso identificar as pessoas que precisam de cuidado nesse sentido, pois conversar é a melhor solução. Lembramos a todos que nossas equipes estão prontas para ouvir, acolher, apoiar e realizar todos os cuidados e encaminhamentos necessários! Caso você ou alguém que você conhece esteja passando por momentos difíceis, procure a unidade de saúde mais próxima”, disse o prefeito Luiz Dalben (PSD).

Realizado desde 2015, o ‘Setembro Amarelo’ foi criado pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio com o respaldo da OMS (Organização Mundial da Saúde). O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Deixe um comentário