Saúde

Saúde de Nova Odessa inicia campanha de vacinação da gripe em idosos com 80 anos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa iniciou nesta semana a Campanha de Vacinação contra a Gripe (Influenza). Nessa primeira etapa, estão sendo imunizados idosos com mais de 80 anos, em esquema de dose única. Para tomar a vacina contra a gripe, não é necessário manter intervalo com outra vacina (nem mesmo as da Covid-19), ou seja, as pessoas dessa faixa etária podem tomar a segunda dose adicional junto com o imunizante gripal.
A campanha de vacinação contra a gripe comum, causada pelos vírus do tipo Influenza, está disponível a esse grupo prioritário em todas as sete UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de 04 de abril, será iniciada a imunização de outro grupo, contemplando idosos de 60 a 79 anos e profissionais da área da Saúde.
“A vacina contra a Influenza é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe. Também tem como objetivo minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas. Pedimos aos cidadãos com mais de 80 anos que procurem imediatamente a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência”, solicitou o secretário municipal de Saúde, Silvio Corsini.
Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, a enfermeira Paula Mestriner, a intenção da pasta é exatamente aproveitar a presença dos idosos de 80 anos ou mais nas UBSs, para a campanha contra o Influenza, para aplicar o segundo reforço das vacinas contra a Covid-19 nos cidadãos dessa faixa etária que ainda não tenham tomado a “D4”.

ETAPAS
A segunda etapa da campanha, de acordo com o calendário, acontecerá em maio. A partir do dia 02/05, para crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes e puérperas. Já os demais, incluindo professores, pessoas portadoras de deficiência e com comorbidades, a imunização será a partir do dia 09 de maio.
De acordo com a equipe de Saúde Municipal, responsável pela campanha de vacinação contra a gripe na cidade, as doses recebidas pelo município são exclusivas para os grupos prioritários e não é necessário fazer cadastramento para receber a vacina, bastando se dirigir diretamente à UBS mais próxima de casa.

Deixe um comentário