Saúde
Atividades são realizadas na Unidade Básica de Saúde 7, do Jardim Nossa Senhora de Fátima

Saúde de Nova Odessa inicia ‘Oficina Terapêutica do Chá’ com pacientes assistidos pelo CAPS

Moradores atendidos na rede pública de saúde participam de novo projeto com plantas medicinais

Da Redação | Tribuna Liberal

Os pacientes assistidos pelo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) da Secretaria de Saúde de Nova Odessa estão participando de um novo projeto com plantas medicinais. As atividades da “Oficina Terapêutica do Chá” são realizadas na UBS (Unidade Básica de Saúde) 7, do Jardim Nossa Senhora de Fátima. A ideia é apresentar as ervas cultivadas na horta localizada na área externa da própria Unidade de Saúde, com auxílio dos pacientes.

“Pretendemos mostrar a eficácia das plantas medicinais como terapia alternativa no cuidado aos pacientes. Eles participam do manejo de cada erva, o que é muito importante porque há diversos estudos científicos que comprovam que a utilização sob supervisão traz efeitos positivos nos tratamentos”, explicou a responsável pela Saúde Mental na Rede Municipal, enfermeira Maria José da Cruz, a Marzé.

De acordo com a profissional, algumas plantas são inclusive utilizadas como ansiolíticos e remédios para insônia naturais. “Em relação aos fitoterápicos, é importante considerá-los com o mesmo rigor com que lidamos com os medicamentos sintéticos, baseando nossa conduta clínica em evidências científicas consistentes”, disse Marzé.

Os trabalhos estão sendo elaborados pela assistente social Silmara Paradella, com apoio da estagiária em Serviço Social, Raquel Menegatti Soares. No CAPS, a população conta com os serviços de uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, psiquiatra, assistente social, enfermeira, psiquiatra infantil, artesãos e estagiários. E as oficinas, com diversas temáticas, são parte do tratamento ofertado aos pacientes que frequentam o órgão.

O órgão busca desenvolver estratégias e organizar os atendimentos em Saúde Mental através do fortalecimento da RAPS (Rede de Atenção Psicossocial), articulando diferentes pontos de atenção à saúde, além de buscar o atendimento integral dos usuários. A RAPS funciona em conjunto com o CAPS, UBSs, Equipe Multidisciplinar, Central de Ambulâncias 192, Ambulatório de Especialidades Médicas e Hospital e Maternidade Municipal. O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) está localizado na rua Alexandre Bassora, nº 760.

SEDE PRÓPRIA

A Prefeitura de Nova Odessa anunciou recentemente que vai construir a sede própria do CAPS, por meio de recursos do Ministério da Saúde. A liberação da verba foi solicitada pelo prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), durante viagem oficial a Brasília/DF em 2023, e foi confirmada em dezembro.

Atualmente, a unidade especializada em Saúde Mental da Rede Municipal de Saúde atende a população no mesmo prédio da UBS do Nossa Senhora de Fátima. Os recursos para a obra serão recebidos via Fundo Municipal de Saúde. O novo CAPS deve ser construído em área municipal, através de empresa contratada por licitação, seguindo projeto padrão do Ministério da Saúde.

Deixe um comentário