Saúde

Saúde de Nova Odessa realiza 4ª Etapa do ‘Mutirão de Cataratas’

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria de Saúde, segue realizando a 4ª etapa do “Mutirão de Cataratas”. Somente para essa quarta-feira (30/03), estavam programadas 60 cirurgias, tanto de pacientes que vão operar a primeira visão quanto daqueles que já passaram pelo procedimento de um olho.

Os pacientes que fizeram cirurgia retornam nesta quinta-feira para o primeiro pós-operatório, e no início de maio para a segunda avaliação. Estando aptos, já farão a cirurgia no segundo olho. Na ocasião, deverão ocorrer as últimas pré-avaliações, da última “turma” a ser operada.

O “mutirão” tem por finalidade atender a demanda reprimida na cidade, ou seja, os pacientes que aguardavam há anos pela cirurgia. Estão previstas nesse mutirão que acontece no Ambulatório de Especialidades um total de 600 cirurgias (ou 600 “vistas”), conforme o contrato com a empresa vencedora da licitação.

“Visão é tudo, e para mim, enquanto prefeito, é motivo de muita alegria poder proporcionar essas cirurgias às pessoas. Tive a oportunidade de conversar com alguns pacientes e é gratificante ver a felicidade deles, porque muitos esperavam há muito tempo para fazer essa cirurgia, e poder enxergar bem é uma benção de Deus”, comentou o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, no início do mutirão.

Para a Secretaria de Saúde, é importante o paciente informar se não puder comparecer à pré-avaliação. “Solicitamos a gentileza de os pacientes impossibilitados de irem aos agendamentos que comuniquem em tempo hábil, para permitir que as equipes ofertem a vaga para outra pessoa”, reforçou o secretário Silvio Corsini.

A coordenadora do Ambulatório de Especialidades, Jaqueline Serrano, solicitou que as pessoas atualizem seus telefones junto ao setor de Cadastro, pois a equipe está encontrando dificuldade para contatar alguns pacientes. Mais informações pelo WhatsApp da Central de Regulação da Rede Municipal de Saúde: (19) 99752-6023.

ETAPAS

O “Mutirão de Cataratas” teve início no final de novembro, quando foram atendidos 135 pacientes na primeira etapa. Desse total, 112 passaram pelo procedimento no dia 08 de janeiro, pois alguns faltaram. Também em janeiro, passou por avaliações pré-cirúrgicas o segundo grupo, de 240 pacientes, que estão fazendo as cirurgias neste mês – tanto os procedimentos no 1º olho desse grupo (recém avaliado), bem como o 2º olho dos pacientes da primeira etapa (que passaram por cirurgia em janeiro). Ao todo, a atual gestão está investindo R$ 418.200,00 na ação.

Deixe um comentário