Saúde de Nova Odessa promove novo ‘mutirão’ de 840 exames
Secretário Silvio Corsini acredita que em três ou quatro
meses o município vai conseguir atender a todos os pacientes que estavam
aguardando os procedimentos
Por determinação do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, a Prefeitura de Nova Odessa, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando “mutirões” de exames que estavam com demanda reprimida. O atendimento vem sendo feito através da contratação de exames via Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), ao qual a Prefeitura aderiu recentemente. No total, a ação está atendendo cerca de 840 pacientes, com três tipos de exames.
Um deles é a avaliação de urodinâmica. Segundo a Secretaria de Saúde, alguns destes pacientes aguardavam para a realização desse exame desde 2018 e, no total, 278 pessoas estão sendo atendidas nesta modalidade. Os exames estão sendo realizados desde o dia 07 de maio na URO-GEN Clínica Urológica, Gestão, Educação e Negócios, em Santa Barbara d’Oeste.
Outro exame com demanda reprimida era a espirometria (prova de função pulmonar completa com broncodilatador). Neste caso, eram 284 pacientes aguardando, alguns “na fila” desde 2015. Os exames tiveram início no dia 26 de maio, no Ambulatório de Especialidades, e estão sendo realizados pela CIS (Clínica Integrada em Saúde), empresa também credenciada junto ao Cismetro para prestar esse serviço às prefeituras consorciadas.
E o terceiro exame ainda com fila de espera era a audiometria: 278 pacientes de Nova Odessa aguardavam para fazer este exame. Neste caso, os procedimentos começaram no último dia 10 de maio, também no Ambulatório de Especialidades, e estão sendo feitos pela clínica Audioclin.
“Paralelo à realização destes exames, o nosso Ambulatório já está agendando o retorno com os especialistas para darem continuidade aos tratamentos. Tínhamos uma demanda grande, mas acreditamos que em três ou quatro meses vamos conseguir atender a todos os pacientes que estavam aguardando estes exames”, comentou o secretário de Saúde, Silvio Corsini.
ENTENDA
Através da entrada no Cismetro, a Prefeitura de Nova Odessa pode adquirir, com mais agilidade e economicidade, diversos serviços médico-hospitalares, como exames, cirurgias e consultas com médicos especialistas – sempre conforme a demanda municipal. A Prefeitura só paga pelo que for efetivamente utilizado.
Sediado em Holambra, o Consórcio sem fins lucrativos não é uma OS e não faz a gestão de unidades de Saúde, tratando-se de uma parceria firmada atualmente por 23 prefeituras, de caráter público e sujeita à fiscalização do TCE-SP (Tribunal de Contas de São Paulo).
O Cismetro tem a finalidade de realizar ações conjuntas em Saúde Pública, incluindo a compra de serviços médico-hospitalares, medicamentos e insumos, “fomentando a qualidade e agilidade dos serviços prestados à população” dos municípios integrantes.
Os municípios consorciados pagam apenas uma taxa mensal de custeio, fixa e rateada igualmente, e podem decidir quantos e quais serviços e exames querem adquirir das empresas fornecedoras previamente credenciadas junto ao Consórcio, segundo uma tabela de valores fixa regional, sem custos ou taxas adicionais. Já são mais de 600 as clínicas, laboratórios e empresas de serviços médicos credenciadas junto ao organismo.
Deixe um comentário