Saúde

Rotary Club realiza vacinação contra pólio e outras doenças na Área Cura e no Matão dia 30

Para incentivar participação, campanha terá trenzinho, palhaços e guloseimas para crianças

Sábado, dia 30 de abril, os pais têm um compromisso com a saúde dos filhos. Levar suas crianças para vacinar contra a poliomielite ou paralisia infantil e outras doenças cujas vacinas estiverem em atraso.

A imunização será realizada em dois postos de vacinação montados nas regiões do Matão e Área Cura, das 9h às 15h.

A campanha é promovida pelo Rotary Club de Sumaré-Ação e Rotary Club de Americana-Ação, em parceria com a Transjordano Limitada e a Secretaria de Saúde do município.

A meta dos clubes é imunizar 3,5 mil crianças de seis meses a oito anos no Dia D de vacinação infantil. De acordo com a Secretaria da Saúde, dois bairros de regiões periféricas da cidade serão atendidos nesse dia, o bairro Matão, na UBS (Unidade Básica de Saúde) Paraíso, e o bairro Área Cura, na UBS Bandeirantes.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe, poliomielite e sarampo, por conta da baixa adesão dos anos anteriores, foi iniciada em abril e o próximo dia 30 é o “Dia D”.

O objetivo é facilitar para os pais levarem as crianças para serem imunizadas. Os agentes de saúde e os rotarianos prestarão os serviços das 9h às 15h. Haverá também atividades com trenzinhos para proporcionar um passeio com as crianças que estiverem com as carteirinhas de vacinação atualizadas.

Para as crianças que não estão com a vacinação em dia, será possível atualizar no local. É necessário apresentar a carteirinha de vacinação, cartão do SUS e CPF da criança para receber a vacina.

Além disso, pipoca, cachorro quente e algodão doce serão distribuídos às crianças que participarem. Palhaços ainda vão divertir os participantes da iniciativa.

A ideia de levar a vacina para esses locais visa ajudar os pais e responsáveis que não puderam levar as crianças até uma Unidade Básica de Saúde, seja por motivos de trabalho, de deslocamento ou por questões financeiras, informou o Rotary.

Esta é a primeira vez que os dois clubes se unem para aproximar a vacinação dos pequenos. O presidente da Comissão Administração do clube Sumaré Ação, José Carlos Bertasso, disse que as duas regiões foram escolhidas porque são aquelas onde está havendo menor adesão. As vacinas em atraso também serão colocadas em dia no mesmo dia.

O Rotary Internacional, através do programa End Polio Now (Fim da Polio Agora), com foco na erradicação da Poliomielite, já vacinou mais de 2,5 bilhões de crianças em todo o mundo. A erradicação da paralisia infantil é uma das metas do Rotary Internacional, que atua em 190 países do mundo.

A intenção é incentivar as crianças a se vacinarem para não contraírem a paralisia infantil.  “A poliomielite está voltando em alguns países, depois de ser erradicada no mundo”, explicou Bertasso. O dia 30 foi escolhido porque é o Dia Mundial de Vacinação contra a Poliomielite.

Deixe um comentário