Rede pública de saúde de Sumaré será totalmente climatizada, diz secretário
Rafael Virginelli afirmou que empresa dará início à
instalação de equipamentos de ar-condicionado em breve nas unidades de saúde;
medida foi viabilizada por emenda parlamentar do deputado estadual Dirceu
Dalben
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Toda rede pública de saúde de Sumaré será climatizada. São 60 núcleos de saúde no município, incluindo UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), postos de saúde, locais de urgência e emergência, de especialidades, todos receberão ar-condicionado. Os equipamentos acabaram de chegar às unidades. A instalação está prestes a começar. Só unidades básicas de saúde são 24. A informação é do secretário de saúde de Sumaré, Rafael Virginelli. O investimento é realizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania).
Virginelli ressaltou a importância da iniciativa para o conforto dos pacientes que utilizam os serviços de saúde do município. Ele destacou que a ação representa um avanço significativo, proporcionando um atendimento mais acolhedor.
“O deputado estadual Dirceu Dalben conseguiu uma emenda e nós vamos climatizar toda rede pública de saúde de Sumaré. É conforto aos pacientes que estão esperando. Já estão todos nos postos de saúde (os equipamentos), já foi entregue, agora a empresa vai começar a instalar. É um ganho imenso. O mundo vive isso e estamos caminhando. Conforto para a população. Tem recepção que não vai receber porque ela não comporta, é muito aberta, tem porta para todos os lados. Agora, tem unidades que vão ter sim (na recepção)”, explicou o secretário em entrevista ao Tribuna Liberal. “Queremos fazer com que a população como um todo tenha qualidade de atendimento lá na ponta, estamos sempre buscando a melhoria, trabalhamos com os pés no chão”, acrescentou Virginelli.
Os aparelhos, explicou o secretário, foram entregues aos prédios da saúde de Sumaré na semana passada para o início das instalações. “Fora a parte de equipamentos, macas novas, e a parte estrutural (...) a saúde não te dá margem de erro. Nosso papel nesse governo foi sempre dar qualidade de atendimento, qualidade de medicamento, de pronto atendimento”, afirmou o secretário, ao mencionar reformas e ampliações de unidades de saúde realizadas nos últimos meses.
“Nossos postos de saúde hoje, comparado ao que era antes, enxergando o passado, comparando com hoje, o prefeito Luiz Dalben aumentou 20 novas unidades no município, ampliou 22 novos leitos na UPA Macarenko, um local imenso, novo, de rede particular, postos de saúde, o Centro da Criança”, lembrou.
UPA MATÃO
O secretário abordou também a situação da UPA Matão, informando que 30% dos atendimentos são de moradores de Campinas, que buscam o serviço de referência. Apesar da alta demanda, Virginelli destacou o compromisso de oferecer atendimento de qualidade, mesmo diante da sobrecarga.
“Na UPA Matão, 30% do atendimento é de Campinas e referenciado. A qualidade de atendimento dos médicos do Matão superlota (a unidade). Fica lotada, mas com 30% de Campinas, e como o pronto atendimento é porta aberta, não podemos negar, temos que atender e com qualidade”, disse.
Deixe um comentário