Saúde
Médicos já iniciaram atendimento à população nas unidades de saúde de Hortolândia

Rede municipal de saúde de Hortolândia recebe reforço de nove médicos

Profissionais selecionados pelo programa federal Mais Médicos começaram a atender nesta segunda-feira (03); governo abriu 11 vagas na cidade, mas dois profissionais desistiram; haverá substituição

Da Redação | Tribuna Liberal

A rede municipal de saúde de Hortolândia ganhou o reforço de nove novos médicos por meio do programa federal Mais Médicos. Para Ingrid Nathalia Basilio, de 27 anos, trabalhar em Hortolândia é “unir o útil ao agradável”. A jovem é uma das selecionadas pelo programa federal para atuar na rede pública. Ingrid e outros oito médicos começaram a atender a população nesta segunda-feira (03).

No total, o governo federal abriu 11 vagas no município. De acordo com a Secretaria de Saúde, dois profissionais desistiram de vir. Em razão disso, o Ministério da Saúde selecionará outros dois médicos para ocuparem as vagas dos desistentes.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os nove profissionais são médicos generalistas que foram selecionados para atuar em unidades do município onde há estratégia de saúde da família. Os profissionais são de diferentes cidades brasileiras. Há ainda selecionados de Cuba e Angola.

Selecionada para a UBS Taquara Branca, Ingrid nasceu em Porto Velho (Rondônia) e estudou em Manaus (Amazonas). A médica conta que já conhecia Hortolândia. “Eu sempre gostei da área de saúde da família. E por ter familiares no Estado de São Paulo, para mim, vir para Hortolândia é unir o útil ao agradável”, relata empolgada a médica.

Após passar por um período de ambientação, Ingrid destaca a UBS para a qual foi designada. “A equipe é unida. Fui super bem recebida. A unidade está bem estruturada, com um bom fluxo de pacientes”, elogia. A médica está animada com o desafio profissional. “Será uma nova experiência para mim. Espero poder proporcionar o melhor para a comunidade”, diz Ingrid.

O secretário-adjunto de Saúde, Leandro da Silva Severino, destaca que a vinda dos médicos selecionados pelo programa representa “um ganho para o município”. “Os novos médicos vão recompor as equipes de saúde. Com isso, vamos diminuir o tempo de espera, oferecer um atendimento melhor, humanizado e resolutivo, que é uma das diretrizes da Prefeitura. Além disso, também estão chegando novos profissionais médicos selecionados por meio dos concursos públicos realizados pela Administração Municipal. Eles irão atuar na atenção especializada e em UBSs. Isso mostra o compromisso do governo municipal em proporcionar mais saúde e qualidade de vida para a população”, disse o secretário-adjunto.

 

Deixe um comentário