Saúde
Sistema vai melhorar rotina de servidores e pacientes, facilitar diagnósticos e evitar perda de fichas

Prontuário eletrônico é adotado para agilizar atendimento em Nova Odessa

Novo sistema vai interligar gradualmente toda Rede Municipal de Saúde, dando maior celeridade aos atendimentos e diagnósticos públicos; medida vai entrar em operação no Hospital Municipal e no Ambulatório de Especialidades

Da Redação | Tribuna Liberal

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa está em fase final de adoção de um novo sistema de prontuário eletrônico no HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia), Ambulatório de Especialidades e PAM (Pronto Atendimento Municipal do Jardim Alvorada), eliminando o uso das fichas de atendimento e de medicação impressas – os papéis que “transitavam” nas mãos dos pacientes e da equipe durante todo o atendimento.

Agora, os únicos papeis que o paciente vai precisar pegar em mãos, ao final do atendimento, são as receitas e, se houver necessidade, os atestados médicos. Desde o início do atendimento, na recepção, passando pelo acolhimento e triagem, consulta, pedidos de exames, retorno, prescrição de medicação e receita – tudo passa a ser feito nas telas dos computadores pelos recepcionistas, enfermeiros e médicos, incluindo o registro preciso dos horários de cada etapa.

Além disso, como a ferramenta já havia sido instalada nas unidades da Rede de Atenção Básica, em breve toda a Saúde Municipal vai estar interligada pelo sistema – restando apenas o CRI (Centro de Referência de Infectologia) e o CRESAM (Centro de Referência de Saúde da Mulher) serem “conectados” ao prontuário eletrônico.

“O prontuário eletrônico traz muita segurança para os pacientes, para os médicos, para a equipe de apoio e para os próprios gestores. Tudo fica registrado e interligado, toda a nossa Rede Municipal. Então o médico consegue puxar, direto no computador, todo o histórico de atendimentos do paciente, permitindo um diagnóstico mais compreensivo”, explicou a secretária municipal de Saúde e servidora de carreira da pasta, Adriana Welsch.

“Traz uma maior agilidade e segurança no atendimento do paciente e para nós profissionais também, porque é tudo feito via sistema. Facilita inclusive a emissão e leitura das receitas, que agora são impressas. Até para os próximos atendimentos, o médico consegue acompanhar todo o histórico do paciente na tela, garantindo um bom atendimento”, elogiou a médica clínica geral Brenda Soares, do Pronto-Socorro do Hospital Municipal.

DIAGNÓSTICO

A adoção do prontuário eletrônico também vai ser uma importante ferramenta de auxílio no diagnóstico realizado pelos médicos especialistas da Rede Municipal. “Muitas vezes, o médico precisava requisitar o prontuário médico do paciente, todo histórico anterior de atendimentos e exames, para poder fechar melhor um diagnóstico. Agora, tudo vai estar na tela do médico, dentro do sistema, agilizando estas situações”, acrescentou Cleber Carvalho, chefe de Seção na Secretaria de Saúde.

O sistema evita ainda a “perda de produção”, ou seja, a perda de fichas, o que comprometia o recebimento, por parte do município, dos valores da “Tabela SUS” aos quais a Saúde Municipal tem direito por cada consulta e procedimento efetivamente prestado. “O envio de dados para o Ministério da Saúde também influencia o ranking da qualidade da Saúde de Nova Odessa. São os ‘indicadores da Saúde’, que agora vão apresentar dados muito mais precisos”, finalizou o servidor Cleber Carvalho.

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