Prefeitura de Sumaré promove Dia D de Saúde Bucal neste sábado nas UBSs do município
A Prefeitura de Sumaré, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove o dia D da Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, neste sábado (30).
A iniciativa acontece nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) que realizam a vacinação contra a Influenza. Realizada anualmente, a campanha teve início no último dia 18 e tem como objetivo avaliar um número maior de pessoas, além de conscientizar a população sobre fatores de risco e sinais de alerta para o câncer bucal.
“A vigilância ao câncer bucal é constante nas unidades de saúde, porém neste período da vacinação da Influenza, as avaliações são intensificadas com o objetivo de realizar diagnósticos precoces que irão contribuir para prognósticos mais favoráveis”, explicou o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli.
Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de boca é o 5º mais frequente entre os homens e o 13º quando se trata do público feminino.
Quando detectado em estágios iniciais, 80% dos casos desse tipo de câncer evoluem para cura do paciente, por isso é importante a atenção ao realizar a higiene bucal.
Durante todo o ano passado, 17 casos de câncer bucal foram diagnosticados em Sumaré, enquanto que em 2020 foram registrados 15 casos.
A dentista Cristina Slateff Baldini, coordenadora da equipe de Apoio da Saúde Bucal do município, explica que os principais fatores de risco para o surgimento da doença são tabagismo, etilismo, exposição ao sol e o vírus HPV.
“As condições bucais refletem diretamente na saúde geral e qualidade de vida. Importante cuidar da saúde bucal por meio da escovação e fio dental após as refeições, para prevenir as principais doenças, especialmente cárie e da gengiva (periodontal)”, diz a especialista.
Cristina lembra também que é fundamental evitar o consumo em excesso de alimentos açucarados, que favorecem o surgimento da cárie dentária. Entre os cuidados está ainda a observação das estruturas da boca. “Se bochechas, gengivas ou língua apresentarem nódulos, manchas, feridas ou caroços por mais de 15 dias é recomendada a avaliação de um dentista”, finalizou.
Deixe um comentário