Saúde
Ambulâncias serão utilizadas no transporte dos pacientes tanto dentro de Nova Odessa, quanto fora

Prefeito Leitinho apresenta três novas ambulâncias zero km para Central 192

Saúde de Nova Odessa renova frota do Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar e Setor de Transporte Hospitalar; são três Renault Master 2024 equipadas

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), apresentou nesta terça-feira (27) três novas ambulâncias zero quilômetro locadas para a frota do SAPH (Serviço de Atendimento Pré-Hospitalar) 192 e Setor de Transporte Hospitalar de Nova Odessa – mais conhecida como a “Central de Ambulâncias” da Rede Municipal de Saúde.

Tratam-se de três Renault Master 2024 totalmente equipadas, que substituem unidades que tinham apenas dois anos de uso. Participaram da entrega simbólica das chaves dos veículos a secretária municipal de Saúde, Adriana Welsh, e o coordenador da Central 192, Marco Pedroso da Silva.

“Quando assumimos a Prefeitura, tínhamos uma dificuldade muito grande com ambulâncias, eram veículos velhos, com as portas amarradas com lençol. Já estamos renovando pela segunda vez a frota, com três ambulâncias zero no lugar de outras três que não tinham nem dois anos de uso”, destacou o prefeito, que já foi motorista de ambulância da própria Rede Municipal de Saúde no início do ano 2000.

“São veículos que fazem o transporte dos pacientes tanto dentro de Nova Odessa, quanto para fora. Eles dão mais conforto tanto para os pacientes, quanto para os motoristas. E temos agora uma ambulância com uma maca especial, para pacientes com até 300 quilos, o que também é importante. Seguimos melhorando a Saúde para a população de Nova Odessa”, completou Leitinho.

As novas ambulâncias têm motor 2,3 litros dCi turbodiesel, direção elétrico-hidráulica e ar-condicionado, para garantir o conforto dos pacientes, equipe médica e condutores. Uma delas conta ainda com maca retrátil para pacientes com até 300 kg. Todas têm também cadeiras dobráveis (estrutura em duralumínio tubular) com rodas-resgate.

Os novos veículos substituem outros três, que haviam sido viabilizados pela Prefeitura em 2022. A frota do setor conta, desde 2022, com cinco ambulâncias zero-quilômetro, além de um micro-ônibus, três vans (uma delas adaptadas para o transporte de pacientes cadeirantes) e duas minivans para sete pacientes cada.

 Das cinco ambulâncias, três são locadas e duas foram enviadas pelo Governo do Estado para o município – uma delas viabilizada a partir de uma indicação do deputado Rogério Nogueira, com apoio dos vereadores Oseias Jorge e Levi Tosta, e outra pelo deputado estadual Dirceu Dalben. Atualmente, graças a essas melhorias, o Setor realiza cerca de 2.400 atendimentos por mês, muitas vezes com embarque e desembarque na “porta” da residência do paciente. São no total 22 veículos à disposição da equipe.

E a modernização da frota não foi a única medida do prefeito Cláudio Schooder para modernizar e reequipar a Central de Ambulâncias 192, localizada entre o HMNO (Hospital e Maternidade Municipal Doutor Acílio Carreon Garcia) e o Ambulatório de Especialidades Médicas. Em 2023, foi concluída a reforma total e ampliação do Setor. A obra foi promovida pela Prefeitura, com recursos próprios.

O prédio recebeu um 2º piso com uma ampla sala de descanso e dois vestiários (feminino e masculino), permitindo a higienização dos integrantes da equipe de resgate pós-atendimentos. O WC do térreo foi reconfigurado para ser acessível. Também foi recuperada a sala inferior para almoxarifado e criadas 6 vagas de estacionamento exclusivas. Toda a Central foi cercada por muros e ganhou um portão metálico automático, com piso regularizado e galerias de águas pluviais.

Deixe um comentário