Pesquisa realizada na saúde de Nova Odessa aponta ‘alto grau de satisfação’
Segundo publicação do INDSAT, aprovação dos atendimentos no
município vem subindo nos últimos meses, passando de 34,6% para 45,9%
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Levantamento publicado pelo INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostra melhoria na satisfação dos moradores de Nova Odessa com serviços de saúde pública. De acordo com os resultados divulgados, a aprovação dos atendimentos realizados no município subiu de 34,6% para 45,9% nos últimos meses.
No âmbito da pesquisa, que contou com a participação de 400 moradores com mais de 16 anos, Nova Odessa ascendeu da classificação de “grau médio” para “alto grau” na categoria de cidades de pequeno porte, alcançando um total de 655 pontos. Esta pontuação não apenas superou a média do agrupamento, que é de 584 pontos, como também se estabeleceu como o resultado mais elevado para os serviços de saúde na cidade desde setembro de 2022 até julho de 2023.
Em uma avaliação comparativa interna, a Saúde de Nova Odessa ocupou a 15ª posição no ranking de serviços públicos. Dentro do grupo das 16 categorias avaliadas, 15 delas atingiram o “Alto Grau de Satisfação”, enquanto uma delas obteve “Grau de Excelência”.
As avaliações positivas evoluíram de 34,6% em dezembro de 2022 para os atuais 45,9% em julho de 2023, segundo o INDSAT. Esse percentual é composto por 8,2% de avaliações “Ótimas” e 37,7% de avaliações “Boas”. Em contrapartida, as avaliações negativas registraram um declínio, com 19,3% dos entrevistados expressando insatisfação em relação ao setor. Este índice compreende 11,9% de avaliações “Ruins” e 7,4% de avaliações “Péssimas”. Nos dados de setembro e dezembro de 2022, a pesquisa mostrava uma taxa de insatisfação de 29,7%.
“No último semestre, mutirões de saúde com foco no diagnóstico de cataratas, multivacinação e saúde bucal, por exemplo, foram realizados por meio do serviço público, oferecendo à população oportunidades de prevenção e tratamento, segundo informações divulgadas pelo portal de notícias da Prefeitura. No caso do tratamento das cataratas, a previsão para o 2º semestre é que 750 novas cirurgias sejam realizadas na rede pública, mesmo número realizado em 2022”, pontua o INDSAT.
EMPREGO
Conforme o Tribuna Liberal mostrou na última semana, pesquisa do INDSAT apontou “alto grau de satisfação” na geração de empregos em Nova Odessa. Com o resultado, o município superou a média registrada pelas cidades de pequeno porte neste segundo semestre. Segundo o INDSAT, a abertura de postos de trabalho atingiu 654 pontos no levantamento, maior desempenho no período entre setembro de 2022 e julho deste ano.
A pesquisa considera uma margem de erro de 4,8% com um intervalo de confiança de 95%. Segundo metodologia do instituto, acima de 800 pontos é considerado grau de excelência dos serviços. No outro extremo, abaixo de 350 pontos e de 200 pontos, serviços são classificados com baixo grau e baixíssimo grau de satisfação, respectivamente.
Deixe um comentário