Paulínia já tem quase 1 mil casos de dengue e Câmara questiona Cazellato
Vereador Dr. Grilo quer cronograma detalhado de nebulização
veicular nos bairros devido ao aumento dos casos de dengue em todo município
Da Redação | Tribuna Liberal
Maior foco da dengue na região, Paulínia se aproxima da marca dos 1 mil casos da doença e o governo do prefeito Du Cazellato (PL) está sendo questionado na Câmara Municipal. O vereador Dr. Grilo (MDB) apresentou requerimento solicitando informações ao Executivo Municipal sobre o cronograma de nebulização veicular (fumacê) em todos os bairros do município. A iniciativa visa dar resposta ao aumento dos casos de dengue, em meio a preocupações crescentes com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
O pedido do vereador surge em um contexto de alerta na região metropolitana, onde cerca de 20 cidades, incluindo Paulínia, têm enfrentado um aumento significativo nos casos de dengue. A RMC abriga aproximadamente 3,17 milhões de habitantes e registrou mais de 20,6 mil casos confirmados da doença desde o início do ano, representando 12,3% do total de casos em todo o Estado de São Paulo. Paulínia totaliza 972 casos da doença e é a campeã entre as cinco cidades da região (Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa, Monte Mor e Paulínia).
A situação alarmante levou cinco cidades da RMC, Santo Antônio de Posse, Nova Odessa, Campinas, Jaguariúna e Pedreira, a declararem estado de emergência devido à epidemia de dengue, ressaltando a urgência de medidas eficazes para conter a propagação do vírus. Diante desse cenário, o vereador solicita informações detalhadas ao Executivo Municipal sobre o cronograma de nebulização veicular em todos os bairros de Paulínia.
As informações, defende o parlamentar, são consideradas importantes para garantir que a população esteja ciente das ações de combate à dengue em sua área e para promover a transparência das medidas adotadas pelo poder público. No último sábado (16), Paulínia realizou o Dia D de Combate à Dengue. As ações aconteceram em diversos bairros da cidade para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti no município.
A programação contou com atividades como caça foco do mosquito, operação cata-treco, nebulização, varrição e panfletagem, averiguação de denúncias e afixação de cartazes nos bairros. Também foram realizadas Blitz Educativas nos supermercados Pague Menos - unidade João Aranha e Poupe Real - unidade Monte Alegre. O Dia D foi realizado pela Secretaria de Saúde, em parceria com as Secretarias de Obras, Defesa Civil, Educação e Segurança Pública.
“Não só Paulínia, mas toda a região, está em um momento crítico de aumento de casos de dengue, por isso, é de suma importância a colaboração de toda a população para que possamos eliminar os focos e diminuir a proliferação do mosquito”, diz o secretário de Saúde, Alexandre Brandt.
Além do Dia D, a cidade diz ter intensificado as ações de prevenção e combate à dengue em todo o município, com a realização de mutirões, nebulização, ações de controle vetorial, operação cata-treco, ações educativas, palestras em empresas e intensificação da limpeza urbana.
Deixe um comentário