Pacientes denunciam superlotação e apontam demora na UPA Macarenko
Moradora relata aglomeração e gritaria entre pacientes e funcionários da unidade de saúde; prefeitura diz que sistema de informação da UPA apresentou falhas e a situação resultou em atrasos; governo estuda melhorias
Paulo Medina | Tribuna Liberal
Pacientes de Sumaré que dependem do Sistema Único de Saúde
denunciaram a superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Macarenko,
nesta segunda-feira (13). Com cerca de 100 pessoas aguardando atendimento, a
demora e a falta de informações causaram indignação entre moradores. Houve
aglomeração e gritaria entre pacientes e funcionários.
Uma paciente que pediu para ser identificada somente como
Rosimary, moradora da região do Picerno, relatou a revolta. “Está horrível
aqui, uma revolta, eu estou com problema na minha coluna, estou aqui desde meio
dia, já são 17h e não fui chamada. Tem gente que está aqui desde às 9h da manhã
esperando ser atendido. Ninguém fala nada. Vou ter que passar no clínico, mas
os médicos não estão atendendo. Não se sabe o que está acontecendo lá dentro”,
afirmou.
Segundo ela, o atendimento ficou parado por mais de duas
horas, sem qualquer explicação oficial. Aglomeração e gritaria entre pacientes
e funcionários também foram relatadas. “Foi complicado, teve aglomeração na
porta, reclamações de bagunça nas fichas e demora”, relatou.
Os pacientes também apontaram a falta de comunicação como um
agravante. “Olha, não dá pra ficar nessa situação não, precisa melhorar a UPA,
a saúde, ter mais rapidez no atendimento, aumentar os profissionais, comunicar
o que está acontecendo com a gente. Precisamos de uma solução para esses
problemas aqui na UPA Macarenko”, afirmou outra paciente que pediu anonimato.
Devido à demora e superlotação, a reportagem apurou que
pacientes chegaram a ir embora, desistindo da consulta na UPA Macarenko, indo
em direção para outras unidades de saúde na tentativa de conseguirem
atendimento.
OUTRO LADO
Procurada para comentar o problema, a Prefeitura de Sumaré
informou, por meio de assessoria de imprensa, que na manhã desta segunda-feira
o sistema de informação da UPA Macarenko apresentou falhas. “Por isso, os
cadastros dos atendimentos dos pacientes foram feitos de forma manual. Essa
situação resultou nos atrasos. Para resolver a questão, foram chamados três
médicos a mais. À tarde, o sistema voltou a funcionar e o fluxo de atendimento
à população foi normalizado. Além disso, o início de cada semana costuma
apresentar aumento da demanda de atendimento em algumas unidades de saúde,
conforme observado ao longo do tempo pela pasta”, informou.
A Prefeitura disse ainda que para avançar na qualidade do
atendimento para os moradores de Sumaré, a Secretaria de Saúde da nova gestão
realiza estudos e tem feito reuniões com a equipe para detectar os principais
problemas da saúde, e resolvê-los.
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