Saúde
Moradora procurou UPA de Monte Mor por repetidas vezes e precisou fazer tomografia em Hortolândia

Paciente morre após ser dispensada da UPA Monte Mor sem tomografia

Parlamentar defende que caso seja apurado, uma vez que mulher teria procurado atendimento três vezes antes de morrer com diagnóstico de aneurisma cerebral após cair de telhado; prefeito e secretário de Saúde recebem relatório

Paulo Medina | Tribuna Liberal

Um caso de possível negligência médica está repercutindo em Monte Mor após a morte de uma paciente que buscou atendimento três vezes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, sem receber o diagnóstico adequado. O vereador Josuel da Conceição (PSD) defende a investigação das circunstâncias do atendimento.

De acordo com o relato do parlamentar, a paciente, moradora do Jardim Paulista, caiu do telhado no dia 9 de março e procurou a UPA da cidade, onde foi atendida, mas não ficou em observação nem passou por exames mais complexos, como tomografia. Ela continuou sofrendo com fortes dores na cabeça e retornou à unidade nos dias 6 e 7 de abril, ainda sem obter o atendimento necessário para um diagnóstico mais aprofundado.

Segundo Josuel, foi somente em 8 de abril, após insistência da família, que a mulher foi levada ao Hospital Municipal Mário Covas, em Hortolândia, onde foi submetida a uma tomografia. O exame revelou um aneurisma cerebral, possivelmente relacionado à queda sofrida quase um mês antes. 

Ela foi imediatamente encaminhada ao Hospital Estadual Sumaré (HES), mas a situação já era irreversível. “No mesmo dia, o neurocirurgião atendeu a paciente, fez outra tomografia onde ficou constatado pelo médico que não havia mais nada que poderia ser feito, por conta do traumatismo ter evoluído para morte cerebral”, relatou o vereador. A paciente faleceu em 11 de abril.

Josuel declarou indignação e lamentou que, mesmo diante de sinais claros de complicações, a paciente tenha sido liberada em todas as visitas à UPA de Monte Mor. “Nós não podemos ter mais vítimas como a dessa mulher, por questão de negligência médica”, afirmou.

O vereador informou que elaborou um relatório completo sobre o caso e enviou ofício ao prefeito Murilo Rinaldo (PP) e ao secretário de Saúde de Monte Mor, Wagner Tegon, solicitando abertura de sindicância para apurar a conduta da unidade de saúde e dos profissionais envolvidos. “Não podemos deixar essa morte passar em vão, sem que haja investigação e responsabilização. Essa família merece respostas, e a população merece segurança no atendimento”, destacou.

TROCA DE EMPRESA

Recentemente, a Prefeitura de Monte Mor anunciou que a UPA do município passou a ser administrada por uma nova empresa contratada pela gestão municipal. Com essa mudança, a unidade deixou de estar sob o comando da Associação Beneficente Sagrado Coração de Jesus.

A prefeitura garantiu que nenhum dos atuais funcionários da unidade será dispensado de imediato. Todos os trabalhadores que desejarem permanecer no cargo terão prioridade na recontratação pela nova empresa. No total, 80 vagas ficaram disponíveis para compor a equipe da unidade. O prefeito Murilo Rinaldo (PP) chegou a dizer que a transição teria como principal objetivo “aprimorar o atendimento à população”.

SECRETARIA DE SAÚDE ABRIRÁ SINDICÂNCIA PARA APURAR CASO 

A Secretaria Municipal de Saúde de Monte Mor informou que será instaurada uma sindicância interna para apuração dos fatos e verificação da legalidade do atendimento clínico prestado na UPA João Brischi. 

“A abertura deste procedimento tem como objetivo assegurar a transparência dos atos públicos e a conformidade dos atendimentos com os protocolos estabelecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), garantindo o respeito aos princípios da ética médica, da humanização e da responsabilidade institucional”, disse.

O secretário municipal de Saúde, Wagner Tegon, afirmou que toda equipe da UPA João Brischi atua com “comprometimento e dedicação, buscando oferecer um atendimento digno, seguro e de qualidade à população montemorense, sempre prezando pela vida e pelo bem-estar de cada paciente atendido”.

 A secretaria reiterou compromisso com a melhoria contínua dos serviços de saúde e com a apuração rigorosa de quaisquer situações que demandem esclarecimento, em consonância com os valores da integridade, responsabilidade e respeito à cidadania.     

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