Nova Odessa inaugura unidade do Centro de Referência em Infectologia
Espaço atenderá pacientes com doenças como Aids, hepatites
virais, sífilis, tuberculose e hanseníase, através de consultas, testes rápidos
e serviço farmacêutico especializado
Da Redação | Tribuna Liberal
“Um sonho de 10 anos finalmente realizado.” Assim a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Nova Odessa Paula Mestriner definiu em nome da equipe, emocionada, a inauguração do CRI (Centro de Referência em Infectologia). O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira (1º), com a presença do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e do vice-prefeito Alessandro Miranda, o Mineirinho, ambos do PSD.
A nova unidade centraliza praticamente todos os atendimentos e acompanhamentos dos pacientes com doenças infectocontagiosas, na rua 1º de Janeiro, nº 280, no Centro da cidade. O atendimento vai das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A enfermeira destacou que, “agora, os pacientes com doenças como Aids, hepatites virais, sífilis, gonorreia, clamídia, tuberculose e hanseníase não precisam mais se deslocar entre várias Unidades de Saúde e o Hospital Municipal para receberem os diversos atendimentos gratuitos a que têm direito”.
É que o novo Centro de Referência em Infectologia vai oferecer, em um só local, consultas com médicos infectologistas, testes rápidos, consultas com a Enfermagem, atendimento farmacêutico especializado, dispensa de medicamentos gratuitos para estas doenças e o tratamento em geral.
“Tenho certeza, Paula, que é um sonho realizado sim. A gente sabe como é importante este local para as pessoas que estão doentes. É esse o foco da gestão Leitinho e Mineirinho: trazer essa humanização, esse cuidado com as pessoas não só na Saúde, mas em todas as áreas da administração pública. Agora nossos pacientes vão ter um lugar reservado para sentar, conversar, receber seu atendimento, para ter esse acolhimento especializado e humano que a equipe do CRI vai oferecer aqui nesta casa, com toda a atenção e carinho que sabemos que vocês (servidoras) têm”, afirmou Leitinho.
O prefeito ressaltou ainda a importância da realização dos testes periódicos e, se alguém for diagnosticado com HIV ou outra doença infectocontagiosa, deve manter rigorosamente o tratamento em dia. “A Ciência avançou muito e as pessoas não morrem mais com Aids, desde que façam o tratamento direitinho. Esse é um dos papéis do CRI que, temos certeza, vai ser desempenhado com todo amor e dedicação pela equipe técnica”, finalizou o prefeito.
A diretora de Vigilância em Saúde, Joseane Martins Gomes, comentou o “sonho”, tanto pessoal quanto da equipe. “Era um sonho nosso este Centro de Referência em nossa cidade, e que agora é realidade”. Participaram também da inauguração o vereador Oseias Jorge e a interlocutora de ISTs e Aids do GVE Campinas, Shenia Liane.
MUTIRÃO
As atividades no novo CRI começam já neste sábado (02), das 8h às 12, com a realização de um mutirão de atendimentos e testes rápidos do “Dezembro Vermelho”, o mês da conscientização e prevenção da Aids e outras DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis), como a sífilis e as hepatites B e C.
Deixe um comentário