Saúde
Leitinho e secretário recepcionaram carreta, que fica parada no estacionamento em frente à prefeitura

Mutirão de mamografia começa nesta terça e vai atender até 375 novaodessenses

Campanha é pedido do prefeito Leitinho à equipe do governador Tarcísio de Freitas e contempla até 50 mulheres acima de 40 anos por dia, no período da manhã, em frente ao Paço; haverá distribuição de senhas mediante ordem de chegada

Da Redação | Tribuna Liberal

Tem início nesta terça-feira (15) e vai até o próximo dia 26 o “mutirão” de mamografias gratuitas viabilizado pela Prefeitura de Nova Odessa junto ao Programa “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado de São Paulo. O consultório móvel foi instalado nesta segunda-feira (14) em frente ao Paço Municipal e vai atender até 375 mulheres da cidade.

A campanha é um pedido do prefeito Cláudio Schooder, o Leitinho (PSD), ao Governo do Estado e tem como previsão atender de 25 a 50 mulheres por dia, sempre de manhã, mediante distribuição de senha e por ordem de chegada. O prefeito e o secretário de Saúde, Lucas Bento, acompanharam a chegada do consultório móvel à cidade.

Para o prefeito, “esta parceria com o Governo do Estado, junto ao governador Tarcísio de Freitas, é muito importante para as mulheres”. “Esta ‘carreta de mamografias’ vai estar aqui nos próximos dias e faço um convite a todas as mulheres acima de 40 anos para realizar os exames de prevenção dessa doença que, se não cuidada, pode gerar muitas complicações”, disse.

As carretas da mamografia, outrora conhecidas como “Mamamóveis”, fazem parte do Programa “Mulheres de Peito” e auxiliam na prevenção do câncer de mama. O objetivo da iniciativa é ampliar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença com o exame gratuito.

O secretário municipal de Saúde, Lucas Bento, explicou que Nova Odessa foi contemplada pelo Governo do Estado a partir de um pedido da atual gestão, feito através da equipe técnica da pasta. “São exames relativamente simples mas que, pela alta demanda que os municípios sempre têm, as carretas vêm até as cidades para ‘zerar’ estas filas. Quando o diagnóstico é feito de forma precoce, as chances de cura são acima de 80%”, lembrou o médico.

A carreta está parada no bolsão de estacionamento em frente à Prefeitura de Nova Odessa, na Avenida João Pessoa, nº 777, no Centro, onde outros atendimentos com uso de consultórios móveis já foram realizados ao longo dos últimos anos. O município instalou tendas e cadeiras para garantir o conforto e segurança das mulheres.

SENHAS

Sempre mediante a distribuição prévia de senhas pela ordem de chegada, serão realizados 50 exames por dia de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. No sábado (26), serão 25 senhas, com exames realizados das 08h às 12h. As exceções serão os feriados da Sexta-Feira Santa, do Sábado de Aleluia e de Tiradentes, na segunda-feira (21), totalizando os 375 exames no período de 10 dias.

Segundo Jaqueline Serrano, responsável pela regulação da Rede Municipal de Saúde, serão atendidas mulheres de três grupos. Aquelas que têm de 35 a 49 anos devem estar munidas de pedido de exame devidamente assinado por um médico do SUS (Sistema Único de Saúde) e que tenham o “Cartão + Saúde” emitido por Nova Odessa, além de RG.

As mulheres de 50 a 69 anos de idade podem apresentar apenas RG e o “Cartão + Saúde” de Nova Odessa. E aquelas com idades acima dos 70 anos devem estar munidas de pedido de médico do SUS, “Cartão + Saúde” e RG. Em caso de alteração no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.

Deixe um comentário