Saúde

Mutirão da Catarata alcança a marca de 700 cirurgias em Nova Odessa

Leitinho acompanhou de perto no último final de semana mais uma etapa do projeto iniciado em janeiro

O prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, acompanhou no último final de semana mais uma etapa do “Mutirão de Cirurgias de Cataratas” iniciado pela Secretaria de Saúde em janeiro deste ano, como parte do esforço da atual gestão municipal para “zerar” a fila desta especialidade. Até agora, já foram operadas 700 vistas (olhos), beneficiando diretamente mais de 400 moradores da cidade.

 “É minha segunda vista”, comentou dona Maria Masinha Barbosa, 66 anos, moradora do Centro. “O resultado foi muito bom. É um mutirão maravilhoso. Antes de operar, não conseguia fazer as coisas. Está ajudando muita gente, quantas pessoas que estavam na fila já foram atendidas, isso é tudo de bom”, completou.

 “O pessoal daqui é maravilhoso, um programa que vai ajudar muitas pessoas”, acrescentou Isabel Cristina Ferreira, 66 anos, moradora do Jardim Europa. “Estão de parabéns nosso prefeito e todos que organizaram. Já operei uma vista, que ficou ótima, a equipe é muito boa, a assistência que eles dão é maravilhosa, os médicos são ótimos”, citou.

“Foi tudo muito perfeito desde o início, a equipe médica e os atendentes são todos muito carinhosos com a gente, é uma ação muito boa que a Prefeitura preparou para todos nós”, avaliou a aposentada Sueli Mari de Almeida, de 69 anos e que mora no 23 de Maio. “Estou muito feliz, porque tinha muitos problemas de visão, mas Deus preparou vocês aqui para nos ajudar.”

 A técnica de Enfermagem, Elisa da Silva José, relata a emoção das pessoas após a cirurgia. “Muitos dizem que não teriam condições de fazer uma cirurgia dessas e saem da sala enxergando. Muitos choram de tão agradecidos que ficam. Tem sido gratificante ver o quanto a autoestima das pessoas melhora. É raro ver esse projeto hoje em dia, a maioria das cidades não tem isso, e aqui é de graça”, comparou.

“Até aqui, o mutirão é um sucesso”, atesta José Luís Garcia, da Clínica Bosco, empresa responsável pelas cirurgias. “Já são 700 cirurgias realizadas e nenhum problema houve. A gente vê o contentamento das pessoas com as cirurgias, já recuperamos a qualidade de vida de mais de 400 pessoas. Todos ficam agradecidos. O prefeito, o secretário de Saúde e a equipe da Regulação estão de parabéns”, comentou, oferecendo ainda detalhes técnicos do procedimento. “A catarata vai impedindo a pessoa de enxergar. Quando se faz a extração da catarata e se implanta uma lente intraocular no lugar, devolvemos a qualidade de vida que a pessoa perdeu, porque ela volta a enxergar.”

Segundo o oftalmologista Pablo Bosco, responsável pelas operações do último sábado, a incisão permitida pelo equipamento da clínica é milimétrica, o que permite a rápida recuperação dos pacientes. “A cirurgia sem ponto é muito segura, e o resultado é mais rápido. Por isso conseguimos fazer tantas cirurgias com excelentes resultados, como estamos fazendo aqui para a Prefeitura de Nova Odessa”, finalizou o médico.

Deixe um comentário