Monte Mor realiza Avaliação de Densidade Larvária
Da Redação | Tribuna Liberal
O Departamento de Endemias de Monte Mor realiza atividade de ADL (Avaliação de Densidade Larvária) no município, com objetivo de analisar, por meio de amostragem, a incidência de larvas do Aedes aegypti na cidade e traçar ações de combate e controle da dengue. Neste ano, os casos de dengue em Monte Mor somam 197, enquanto em 2022 foram 71. O aumento é de 177%.
“A ação é feita de forma programada e direcionada através de órgãos do Ministério da Saúde, com um trabalho que consiste em vistorias de imóveis no município, com o objetivo de localizar criadouros, coletar e identificar larvas do Aedes aegypti”, informou o município.
As áreas a serem vistoriadas, segundo a equipe de combate ao mosquito, são determinadas através de um sorteio eletrônico. Segundo o Ministério da Saúde, o índice de ADL satisfatório para o município é 1%, sendo que 4% já é considerado alto risco. Este índice é obtido através de cálculos dos imóveis visitados e de amostras encontradas e identificadas como sendo do Aedes.
Segundo a secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, o ADL permite saber quais são os níveis de infestação de larvas do mosquito de uma determinada área geográfica no período em que a pesquisa é feita. E com isso ter uma previsão dos riscos de uma incidência maior de dengue por bairro no município, sendo possível traçar diretrizes de ações de combate vetorial.
A atividade em Monte Mor teve início em 03 de julho e tinha como prazo para conclusão 15 dias, no entanto, vários fatores podem estender a conclusão do trabalho, como a dificuldade de acessar os quintais das residências, que é a maior dificuldade encontrada pelos agentes.
“Em muitos locais as casas estão fechadas ou apesar de ter alguém em casa a equipe não é recebida, motivos que podem fazer os trabalhos durarem ainda alguns dias”, explicou.
Deixe um comentário