Saúde
Entrega dos kits aconteceu no Centro Pastoral ‘Dom Bruno Gamberini’, na Vila Real

Mais 150 gestantes de Hortolândia são assistidas com kits maternidade

Kit enxoval ofertado pelo ‘Programa Cuidar’ apresenta itens essenciais para os cuidados dos bebês durante as primeiras semanas de vida

Da Redação | Tribuna Liberal

Hortolândia realizou nesta semana a entrega de mais 150 kits a gestantes atendidas pela UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. A ação foi promovida pelo Programa Cuidar, iniciativa intersetorial das Secretarias de Inclusão e Desenvolvimento Social, Saúde e da Secretaria de Governo, esta última por meio da atuação do Fundo Social de Solidariedade. A entrega dos kits aconteceu no Centro Pastoral “Dom Bruno Gamberini”, no bairro Vila Real.

Banheiras, mantas, fraldas estampadas, lenços umedecidos, sabonetes líquidos, cremes contra assadura, termômetros, bolsas para as mamães e “mijãozinhos” para os bebês. O kit enxoval ofertado pelo “Programa Cuidar” apresenta itens essenciais para os cuidados dos bebês durante as primeiras semanas de vida. O kit também contém um coletor de leite materno, uma forma de incentivar a amamentação. Desde que foi lançado oficialmente em outubro de 2022, o programa social contabiliza a entrega de 1.630 kits enxoval a gestantes a partir da 34ª semana de gestação.

Responsável pela entrega simbólica dos kits maternidade às gestantes, o prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, destaca os esforços da Administração Pública Municipal na promoção de ações que contemplem todo núcleo familiar. “Hortolândia é uma cidade em constante transformação. No nosso governo, realizamos muitas obras, grandes empreendimentos. Mas, mais importante do que construir avenidas e viadutos, a maior obra que podemos realizar é cuidar das pessoas. Quando entregamos esses kits enxoval, estamos alertando as mamães sobre a necessidade de procurar uma unidade de saúde para fazer o pré-natal, realizar exames e consultas para cuidar dos bebês. A obrigação do Poder Público é cuidar das pessoas em todos os aspectos. Por isso, além desses kits, é importante que as mães conheçam os serviços ofertados pelos equipamentos públicos. Uma cidade inteligente e sustentável deve oferecer condições para que nossas crianças cresçam com acesso à saúde, educação e moradia de qualidade”, comenta Zezé Gomes, ao apontar avanços no âmbito da saúde, com a contração de mais médicos para atuação nas Unidades Básicas de Saúde e a realização de concurso público para seleção de médicos de várias especialidades.

A moradora do Jd. Novo Ângulo, Tamires Oliveira, grávida de oito meses da menina Maitê, explica como utilizará os itens recebidos no kit enxoval. “Os kits de higiene vão ajudar bastante, como as fraldas, os lenços umedecidos, principalmente na hora de dar banho. No meu enxoval, faltavam alguns itens, como o termômetro. Eu estou muito ansiosa para conhecer minha filha, poder pegá-la no colo, sentir o amor de mãe quando for amamentá-la”, revela Tamires.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia, Maria dos Anjos, comenta as ações adicionais que buscam estimular a emancipação socioeconômica das famílias. “Quando nos reunimos, no ano passado, com a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, pensamos em criar um programa que atuasse como uma rede de apoio às gestantes, desde o primeiro exame, que detecta a gravidez, até o pré-natal e as consultas realizadas nas primeiras semanas de vida dos bebês. A preocupação maior é cuidar das gestantes para garantir que elas tenham uma gestação saudável. É importante destacarmos que, além da entrega desses kits, desses mimos, existem outras ações do governo voltadas às mães em situação de vulnerabilidade. Além do acolhimento nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social), doação de cestas básicas, as mães recebem auxílio para matricular os filhos na creche. As mães também têm a oportunidade de voltar a estudar, se matriculando no EJA (Ensino de Jovens e Adultos) e de voltar ao mercado de trabalho, participando dos cursos de qualificação profissional ofertados gratuitamente pelo Fundo Social”, avalia Maria dos Anjos.

Deixe um comentário