Longe da meta, municípios reforçam vacinação de crianças e adolescentes
Na reta final da campanha nacional de imunização,
Secretarias de Saúde fazem apelo aos pais e responsáveis para atualizar a
carteirinha de vacinação dos filhos e evitar o retorno de doenças como
poliomielite, rubéola e difteria
BETH SOARES | TRIBUNA LIBERAL
Longe de alcançar a meta de cobertura vacinal na reta final da Campanha Nacional de Multivacinação, municípios da região seguem à risca a recomendação do Ministério da Saúde e convocam pais e responsáveis para levar os filhos de zero a 15 anos de idade para tomar vacinas em atraso e, assim, evitarem o retorno de doenças como poliomielite, rubéola e difteria. A Campanha de Imunização para crianças e adolescentes vai até a próxima terça-feira (31). Sumaré, Hortolândia, Nova Odessa e Monte Mor oferecem os imunizantes em todas as unidades básicas de saúde (veja quadro ao lado).
No Estado de São Paulo, a mobilização pela atualização das carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes começou no dia 30 de setembro. Quase um mês depois, Hortolândia vacinou 2.857 pessoas na faixa etária de zero a menores de 15 anos, segundo dados contabilizados pela Secretaria de Saúde até o dia 23 de outubro. O município tem uma população nessa faixa de idade estimada em 43.953 pessoas. A meta é vacinar 100% da população indicada pelo Ministério da Saúde.
“Doenças como poliomielite, rubéola e difteria podem ressurgir se a cobertura vacinal for baixa, conforme alerta o Ministério da Saúde. A Secretaria de Saúde orienta os pais e responsáveis a buscarem assistência para garantir que seus filhos sejam vacinados adequadamente, seguindo as recomendações e calendário de vacinação estabelecidos”, destaca nota da Secretaria de Saúde, encaminhada pela Assessoria de Imprensa.
De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de multivacinação disponibiliza 17 vacinas que protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, HPV e várias outras. A lista completa está disponível no site gov.br/multivacinacao.
Sumaré tem 58.832 crianças e adolescentes, de zero a 15 anos de idade, segundo a Prefeitura. Até o último dia 20, 2.551 pessoas dessa faixa de idade foram até os postos de saúde para atualizar a carteirinha de vacinação. “Essa é uma campanha seletiva, ou seja, só tomarão vacina aquelas crianças e adolescentes que estiverem com atraso vacinal”, observa nota da Secretaria Municipal de Saúde de Sumaré.
O órgão orienta que é fundamental que os responsáveis levem as crianças e adolescentes para tomar doses de vacina em atraso. “O País registra baixas coberturas vacinais e seguimos mobilizados para mudar esse cenário, evitando a proliferação de doenças que podem deixar sequelas e até matar”, assinala a Secretaria.
Nova Odessa não informou quantas crianças e adolescentes estiveram nas unidades básicas de saúde para colocar a carteirinha de vacinação em dia. Para ampliar a cobertura nesta reta final da campanha, amanhã, as vacinas serão aplicadas, também, no ginásio municipal, local bastante frequentado pelo público-alvo (veja texto abaixo).
A Prefeitura de Monte Mor também não forneceu números sobre o andamento da campanha de multivacinação. A secretária de Saúde de Monte Mor, Eliane Piai, destacou em reportagem publicada no portal de notícias da Prefeitura “que as vacinas por anos ajudaram e ajudam a salvar vidas e, por isso, é importante a adesão dos pais e responsáveis à campanha”.
HPV
A vacina contra o HPV é a que apresenta menor cobertura em Hortolândia, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Atualmente, a abrangência é de 62,25%. O imunizante evita o câncer de colo de útero e verrugas genitais.
Sumaré registra menores coberturas na imunização contra poliomielite, pentavalente, pneumo 10, Meningo C, rotavirus e SCR, informou a Secretaria de Saúde, por meio da Assessoria de Imprensa.
MULTIVACINAÇÃO NA REGIÃO
- HORTOLÂNDIA
Em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 15h30, de segunda a sexta-feira. É necessário levar a carteira de vacinação, CPF e/ou CNS (Cartão Nacional de Saúde) da criança ou do adolescente.
- SUMARÉ
Em todas as unidades de saúde, exceto a unidade Virgílio Viel, das 8h às 15h30, de segunda a sexta-feira.
- MONTE MOR
Procure o posto de saúde mais próximo da sua residência, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16 horas, com entrega de senhas até às 15h30. Levar a carteirinha de vacinação.
- NOVA ODESSA
Nas sete unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h30. Para se vacinar, a criança ou adolescente precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis, apresentar cartão SUS e a carteira de vacinação.
- PAULÍNIA
Não informou.
GOVERNO UNE ESFORÇOS PARA AMPLIAR ÍNDICES DE IMUNIZAÇÃO E EVITAR VOLTA DE DOENÇAS
A Campanha Nacional de Multivacinação foi lançada pelo Ministério da Saúde, no último dia 17 de agosto, com o objetivo de aumentar os índices de imunização de crianças e adolescentes menores de 15 anos, com a atualização da caderneta de vacinação deste público. As informações são da Agência Brasil.
Nesta edição, a apresentadora, atriz e cantora Maria da Graça Xuxa Meneghel, a Xuxa, é a madrinha da campanha junto com o personagem Zé Gotinha, criado pelo artista plástico Darlan Rosa, em 1986. A Rainha dos Baixinhos participou voluntariamente de todo o material da campanha.
Desde fevereiro deste ano, Xuxa é uma das embaixadoras do Movimento Nacional pela Vacinação, mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde com o objetivo de retomar as coberturas vacinais no país.
Em entrevista à Agência Brasil, o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério, Eder Gatti, reforçou ao público a segurança dos imunizantes. “Lembramos que as vacinas são seguras e salvam vidas. O Programa Nacional de Imunizações [PNI] conta com o apoio de especialistas pautados pela ciência para a tomada de decisões.”
Na abertura da campanha, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, comentou sobre o risco de as doenças já eliminadas no Brasil voltarem, como a poliomielite. “Com a queda das coberturas vacinais nos últimos anos, nós temos, infelizmente, o risco de reintrodução de doenças que estavam eliminadas no Brasil. Por isso, precisamos proteger as nossas crianças e os nossos adolescentes.”
“Temos uma responsabilidade fundamental, algo definido no Estatuto da Criança e do Adolescente [ECA] como um direito. O direito à vacina é o direito à proteção, é o direito à vida que não pode ser negado”, destacou a ministra.
NOVA ODESSA REPETE DIA DE VACINAÇÃO NESTA SEGUNDA
Para imunizar mais crianças e adolescentes nesta reta final de campanha, Nova Odessa realiza mais um dia de imunização no Ginásio Municipal de Esportes Jaime Nércio Duarte, localizado no Jardim Santa Rosa, nesta segunda-feira (30). O atendimento será das 15h às 19h. O ginásio fica na Rua João Bassora, nº 500. Na última quarta-feira (25), o local também foi utilizado como ponto de vacinação.
“O objetivo é ampliar os percentuais de cobertura das diversas vacinas oferecidas atualmente na Rede Básica de Saúde da cidade, facilitando o acesso das famílias à proteção trazida unicamente pelas vacinas. Por isso, é muito importante os pais levarem seus filhos menores de 15 anos para colocar a caderneta de vacinação em dia, elevando desta forma as coberturas vacinais”, explicou a secretária de Saúde de Nova Odessa, Jaqueline Serrano.
Em Nova Odessa, as vacinas estão disponíveis também de segunda a sexta-feira, em todas as sete unidades básicas de saúde espalhadas por todas as regiões da cidade.
FAÇA SUA PARTE!
Onde vacinar meu filho?
Procure uma Unidade Básica de Saúde e não se esqueça de levar a caderneta de vacinação.
Devo vacinar meus filhos mesmo para doenças eliminadas?
Sim! Não imunizar crianças e adolescentes pode colocar todos em risco. Poliomielite, rubéola e difteria são algumas das doenças que podem voltar, se tivermos baixa cobertura vacinal.
Quando posso vacinar meus filhos?
Confira o calendário de vacinação do seu estado no site gov.br/multivacinacao.
São quantas vacinas da campanha?
São 17 vacinas que protegem contra doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba e várias outras. Confira aqui a lista das vacinas disponíveis.
Como eu sei quais vacinas meus filhos precisam?
Confira a caderneta de vacinação. Vamos vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos não vacinados ou com esquema incompleto.
Deixe um comentário