Saúde
Alunos do curso de Enfermagem percorrem alas e setores do hospital para distribuir material informativo

Hospital de Hortolândia realiza ação da campanha ‘Dezembro Vermelho’

Unidade hospitalar distribui material informativo e preservativos para equipes de saúde e população

Da Redação | Tribuna Liberal

A informação é um fator importante na prevenção de doenças. É por isso que Hortolândia continua a promover atividades da campanha Dezembro Vermelho. O Hospital Municipal Mario Covas realiza ação de conscientização com as equipes de saúde da própria unidade, pacientes e público, nesta semana. A ação é realizada pelo Departamento de Educação Permanente do hospital em parceria com a Escola Grau Técnico.  

Na ação, alunos do curso técnico de Enfermagem percorrem as alas e setores do hospital para distribuir material informativo sobre o vírus HIV, causador da Aids, e ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e preservativos. O material é entregue para funcionários e profissionais que atuam no hospital, pacientes em atendimento, seus familiares e parentes acompanhantes. O hospital mantém parceria com a escola. Os estudantes da instituição fazem estágio no hospital.

Na abordagem, os alunos também dão orientações sobre as doenças e a importância da prevenção. Outro tema importante mencionado pelos alunos é o combate ao preconceito que ainda envolve pessoas infectadas com o HIV.

A enfermeira do Departamento de Educação Permanente do hospital, Maria Solange Santos, destaca que a elaboração do folder informativo foi feita pelos próprios alunos. Já o conteúdo informativo do material passou por avaliação e revisão técnica do próprio departamento e do SCIRAS (Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde), setor também vinculado ao hospital.

“Todo o material distribuído foi elaborado pelos alunos. O que enriqueceu a abordagem com conteúdo acessível e educativo. Essa ação foi planejada para atingirmos não apenas os colaboradores do hospital. Mas também pacientes e seus familiares, garantindo maior impacto da ação”, explica a enfermeira. 

Deixe um comentário