Saúde

Hospital Estadual de Sumaré concluirá operação de leitos pediátricos até dia 15

Cinco leitos de enfermaria estão em funcionamento e mais cinco de urgência referenciada entrarão em operação nesta sexta-feira; outros cinco de UTI serão abertos até dia 15 de junho

Até o próximo dia 15 de junho, todos os 15 novos leitos pediátricos abertos no Hospital Estadual de Sumaré estarão em operação. A abertura havia sido anunciada há duas semanas, durante a passagem do governador Rodrigo Garcia por Hortolândia e Campinas.

A assessoria de imprensa do HES informou que cinco leitos de urgência referenciada serão abertos nesta sexta-feira (10). Além disso, os cinco leitos de enfermaria estão em funcionamento.

Até o dia 15 de junho será ampliado o número de leitos de UTI infantil de cinco para dez leitos, que poderão ser abertos de forma escalonada, de acordo com a disponibilidade da equipe já contratada, informou a assessoria da unidade hospitalar.

Em nota, o DRS (Departamento Regional da Saúde) de Campinas informou que os 16 leitos do Hospital Regional da Unicamp estão em funcionamento e os 15 leitos do Hospital Estadual de Sumaré estão em fase final de contratação de profissionais especializados para iniciar o acolhimento aos pacientes.

O DRS informou ainda que continua com tratativas com as prefeituras da região para a abertura de novos leitos, uma vez que a abertura de leitos não é prerrogativa exclusiva do Estado, cabendo também aos municípios e à União.

O Governo de São Paulo vai investir R$ 2 milhões para abertura e custeio dos leitos até o fim de setembro, cobrindo o período de sazonalidade de doenças respiratórias, sendo o principal vírus sincicial respiratório (VSR), que provoca bronquiolites e pneumonias infantis.

A abertura dos novos leitos pediátricos era uma reivindicação dos 20 prefeitos da Região Metropolitana de Campinas.

No dia 26 de maio, o governador Rodrigo Garcia e o secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn, confirmaram a abertura de 31 novos leitos pediátricos no Hospital de Clínicas da Unicamp e no Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp). O anúncio para mais um enfrentamento as doenças respiratória pediátricas sazonais aconteceu durante uma agenda de Garcia no AME-Campinas (Ambulatório Médico de Especialidades).

Segundo Gorinchteyn, a partir do dia 1° de junho serão 16 leitos para o HC, sendo seis de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 10 de semi-intensiva. Já o Hospital Estadual Sumaré receberá o custeio para mais cinco leitos de UTI, cinco de UTI semi-intensiva e mais cinco de urgência pediátrica. As novas vagas serão reguladas pela CROSS (Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde) do estado.

“A abertura dos 31 leitos é um esforço inicial, e que vai continuar. Nossa DRS-7 está mapeando junto com as prefeituras da RMC as opções de expansão para novos leitos”, afirmou o governador, durante passagem pela região.

Deixe um comentário