Saúde
Crianças e adolescentes somente estarão efetivamente imunizados ao receber as duas doses da vacina

Hortolândia orienta crianças e adolescentes tomarem segunda dose da vacina contra dengue

Da Redação | Tribuna Liberal

Com a proximidade do verão, é importante se precaver contra a dengue e a maneira mais segura para se proteger contra a doença é com a vacina. Conforme determinação do Ministério da Saúde, por enquanto a vacina é oferecida para crianças e adolescentes de seis a 16 anos.

O esquema vacinal contra a dengue é com duas doses. Por isso, a Prefeitura de Hortolândia reforça a orientação às famílias e aos responsáveis para que levem suas crianças e adolescentes para serem imunizados. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, a cobertura vacinal está baixa no município. A cobertura da primeira dose está em 16% (2.481 doses aplicadas). Já a da segunda dose está em 5% (826 doses aplicadas).

De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização do município, Ana Paula Fernandes, crianças e adolescentes somente estarão efetivamente imunizados contra a dengue ao receber as duas doses da vacina.

“É importante que famílias e responsáveis garantam com a segunda dose a imunização de suas crianças e adolescentes que já tomaram a primeira dose. A proteção máxima do imunizante se dá com as duas doses. Lembrando que o intervalo entre as duas doses é de três meses. O tempo para a vacina fazer efeito é após três semanas”, explica Ana Paula.

A coordenadora ressalta ainda que crianças e adolescentes que receberam a primeira dose e tenham ultrapassado o prazo de três meses de intervalo podem receber a segunda dose.

VACINAÇÃO

Em Hortolândia a vacina está disponível nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A aplicação é feita diariamente, das 8h às 15h30. Em razão da baixa procura pelo público-alvo e para evitar a perda de doses em função do prazo de validade, desde o dia 1º de outubro, Hortolândia ampliou a oferta da vacina para o público de seis a 16 anos. Inicialmente, segundo orientação preconizada pelo Ministério da Saúde, a vacina vinha sendo aplicada em crianças e adolescentes de deza 14 anos.

Em paralelo à oferta da vacina contra a Dengue, a Prefeitura segue com a ação semanal casa a casa de busca e eliminação de criadouros do Aedes aegypti. 

Deixe um comentário