Hortolândia marca data para inaugurar UBS do Jd. Santa Clara do Lago
Prédio público ganhou nova cobertura, telhado, pisos, portas, divisórias e forro, além da reforma completa dos sistemas elétrico e hidráulico, e serviço de internet; prefeitura fará entrega da unidade no próximo sábado (25), às 9h
Da Redação | Tribuna Liberal
A Prefeitura de Hortolândia informou que irá realizar
cerimônia de inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, no
próximo sábado (25), às 9h. A UBS está localizada na rua Ida Amadio, 210, no
Jardim Santa Clara do Lago. A unidade irá receber o nome de Ana Maria Lopes Fragoso,
em homenagem à enfermeira que atuou na UBS. O prédio da unidade passou por
obras de reforma e modernização. A UBS reabriu em dezembro do ano passado.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a reforma da unidade
contemplou vários itens. O prédio recebeu cobertura e telhado novos e
substituição de pisos, portas, divisórias e forro. Foi realizada também reforma
completa dos sistemas elétrico e hidráulico.
Outra intervenção feita para agilizar o atendimento ao público foi a instalação de infraestrutura de internet moderna, que facilita a integração digital de serviços. Para oferecer mais conforto à população e pacientes, o prédio recebeu sistema de ar-condicionado independente para manter o local climatizado. Já a nova estrutura da unidade tem sala de acolhimento, consultórios, sala de medicação e procedimentos, sala de vacinas, farmácia, área para atendimento de pacientes em diferentes fases de cuidado e atendimento odontológico.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a obra da UBS foi iniciada em novembro de 2022, com recursos da própria Prefeitura e do governo do Estado. Durante o período da obra, a UBS Santa Clara funcionou num prédio localizado na rua dos Estudantes, 415. A unidade atende, em média, 4.500 pessoas por mês. A UBS existe há mais de 20 anos.
VILA DA SAÚDE
A reabertura e a inauguração da UBS Santa Clara integram a implantação da Vila da Saúde, projeto já em execução pela Prefeitura de Hortolândia. A vila irá centralizar vários serviços dentro de um mesmo perímetro. A Vila da Saúde é composta pelo Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). O hospital e a central do SAMU já passaram por obras de reforma, modernização e ampliação. Já os prédios do CEM e do CAISM ainda vão receber essas obras.
O projeto da Vila da Saúde ainda prevê a implantação de
quatro novos órgãos: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro de Diagnóstico
por Imagem (CDI), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de
Referência da Saúde da Mulher.
Deixe um comentário