Saúde
Em funcionamento há mais de duas décadas, unidade atende cerca de 4.500 pessoas por mês

Hortolândia marca data para inaugurar UBS do Jd. Santa Clara do Lago

Prédio público ganhou nova cobertura, telhado, pisos, portas, divisórias e forro, além da reforma completa dos sistemas elétrico e hidráulico, e serviço de internet; prefeitura fará entrega da unidade no próximo sábado (25), às 9h

Da Redação | Tribuna Liberal

A Prefeitura de Hortolândia informou que irá realizar cerimônia de inauguração da UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara, no próximo sábado (25), às 9h. A UBS está localizada na rua Ida Amadio, 210, no Jardim Santa Clara do Lago. A unidade irá receber o nome de Ana Maria Lopes Fragoso, em homenagem à enfermeira que atuou na UBS. O prédio da unidade passou por obras de reforma e modernização. A UBS reabriu em dezembro do ano passado.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a reforma da unidade contemplou vários itens. O prédio recebeu cobertura e telhado novos e substituição de pisos, portas, divisórias e forro. Foi realizada também reforma completa dos sistemas elétrico e hidráulico.

Outra intervenção feita para agilizar o atendimento ao público foi a instalação de infraestrutura de internet moderna, que facilita a integração digital de serviços. Para oferecer mais conforto à população e pacientes, o prédio recebeu sistema de ar-condicionado independente para manter o local climatizado. Já a nova estrutura da unidade tem sala de acolhimento, consultórios, sala de medicação e procedimentos, sala de vacinas, farmácia, área para atendimento de pacientes em diferentes fases de cuidado e atendimento odontológico.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde, a obra da UBS foi iniciada em novembro de 2022, com recursos da própria Prefeitura e do governo do Estado. Durante o período da obra, a UBS Santa Clara funcionou num prédio localizado na rua dos Estudantes, 415. A unidade atende, em média, 4.500 pessoas por mês. A UBS existe há mais de 20 anos.

VILA DA SAÚDE

A reabertura e a inauguração da UBS Santa Clara integram a implantação da Vila da Saúde, projeto já em execução pela Prefeitura de Hortolândia. A vila irá centralizar vários serviços dentro de um mesmo perímetro. A Vila da Saúde é composta pelo Hospital e Maternidade Municipal Mario Covas, central do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Centro de Especialidades Médicas (CEM) e CAISM (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher). O hospital e a central do SAMU já passaram por obras de reforma, modernização e ampliação. Já os prédios do CEM e do CAISM ainda vão receber essas obras.

O projeto da Vila da Saúde ainda prevê a implantação de quatro novos órgãos: UPA (Unidade de Pronto Atendimento), Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), Centro Especializado em Reabilitação (CER) e Centro de Referência da Saúde da Mulher.

Deixe um comentário