Saúde
Programa atende hortolandenses a partir da 34ª semana de gestação que realizam pré-natal na rede pública

Hortolândia entrega mais 150 kits do Programa Cuidar para futuras mamães

Programa social da prefeitura, criado em 2022, já distribuiu cerca de quatro mil kits de maternidade para mulheres em situação de vulnerabilidade social no município; ação promove inclusão, educação e empregabilidade entre beneficiárias

Da Redação | Tribuna Liberal

Centenas de gestantes lotaram o auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, na manhã desta quinta-feira (27), para acompanhar a palestra orientativa sobre cuidados materno-infantis, proferida pela pediatra da Secretaria de Saúde, Marta Hirayama. A profissional integra a equipe do Programa Cuidar, de atendimento à gestante, realizado pela Prefeitura de Hortolândia.

A médica apresentou às futuras mamães uma série de orientações acerca dos períodos de Pré-natal e de Puerpério, dentre elas a importância de agendar e comparecer às consultas periódicas com os profissionais da saúde; de tomar as vacinas e não se deixar levar por desinformações transmitidas por redes sociais acerca da imunização contra doenças evitáveis.

“É importante que todas as pessoas, toda a população, fique ciente de que o Ministério da Saúde tem um calendário vacinal. Este calendário vacinal é embasado em estudos científicos, que dão margem grande de segurança para que as pessoas se previnam de várias doenças. É importante que se faça a vacinação das crianças e das gestantes para que todas tenham a melhor saúde possível. Existem mães que têm dúvidas, que perguntam, porque, infelizmente, existem mesmo as ‘fake news’ das vacinas. E as ‘fake news’ não podem ficar à frente do que a ciência fala. Se a pessoa, porventura, pegar aquele tipo de infecção que é prevenível, mas está vacinada, geralmente os sintomas são mais suaves, mais brandos. A vacinação é segura, eficaz, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, esclareceu a pediatra.

Após a palestra, foi feita a entrega dos kits às gestantes cadastradas. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, nesta segunda entrega do ano, 150 gestantes serão beneficiadas. O Programa Cuidar foi criado para atender mulheres, a partir da 34ª semana de gestação, que fazem pré-natal na rede pública, com base em relação enviada pela Secretaria de Saúde. Além de acompanhar e orientar as futuras mães durante o processo de gestação, o programa promove iniciativas voltadas à inclusão social, educação e empregabilidade de membros do núcleo familiar.

O evento reuniu representantes das quatro secretarias participantes: Saúde; Inclusão e Desenvolvimento Social; Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Inovação e Educação, Ciência e Tecnologia. Falando em nome do prefeito José Nazareno Zezé Gomes (Republicanos), que estava em outra agenda, a primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maria dos Anjos Assis Barros, explicou os objetivos do programa.

“É bom demais vocês saberem que tem um governo que se preocupa com cada um de vocês. Aqui, quando a gente fala da preocupação, é uma preocupação na questão da inclusão, de como é que está a família; do desenvolvimento econômico, se está trabalhando, para qualificar vocês e que possam ter melhor emprego; da educação, para cuidar da questão da creche. Então, este é um governo que vem para cuidar de vocês. É pra cuidar da cidade e das pessoas que aqui nascem e que aqui vivem. Eu espero que vocês façam um bom proveito desse kit que estão recebendo hoje. Que esse filho seja uma grande bênção na vida de vocês e vocês possam sempre confiar com a gente na cidade de Hortolândia”, afirmou a presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Com 37 semanas de gestação, Dariane Mindela, de 29 anos, moradora do Jardim Santa Rita, diz que além da ajuda material com os itens para mamãe e bebê, o programa oferece suporte emocional e orientações valiosas. “Ajudam muito, elas dão muitos conselhos. É coisa que a gente leva para a vida. São orientações de saúde, de cuidados, de acolhimento emocional também. A parte emocional principalmente. Esse kit me ajuda muito, porque tem muitas coisas que a gente precisa e não tem acesso. Então, ajuda bastante, sim. Fiquei sabendo através do Pré-natal, que eu faço na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Clara. No dia das reuniões, elas sempre comentam do kit maternidade”, afirmou a futura mãe do garotinho Liam.

Moradora do Jd. Amanda 1 e com 28 semanas de gravidez, Eneílza Santos de Melo, de 26 anos, espera a segunda filha. A mais velha, Ayla Sophia, nascida na Bahia, está com 8 anos de idade. “Esse kit vai me ajudar muito, porque eu e meu marido ainda estamos nos organizando, não compramos nada. A gente só comprou o mais caro, que é o berço e a cômoda. Vai ajudar muito, as coisas de criança não são baratas, são mais caras do que de adulto”, explica a futura mamãe da garotinha Aurora.

Ao final da cerimônia, as gestantes atendidas nesta etapa receberam os kits do Programa Cuidar. Eles contêm itens a serem utilizados tanto na saída da maternidade quanto no dia a dia, em casa.

Deixe um comentário