Hortolândia tem Dia D de vacinação contra gripe neste sábado
Da Redação | Tribuna Liberal
Durante a semana você não tem tempo para ir se imunizar contra a gripe? Então, aproveite para fazer isso no Dia D da campanha de vacinação que a Prefeitura de Hortolândia realizará neste sábado (13). A vacinação será das 8h às 17h em cinco UBSs (Unidades Básicas de Saúde): Amanda II, Campos Verdes, Dom Bruno Gamberini, Novo Ângulo e Rosolém.
Neste ano, os públicos prioritários da campanha são crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e idosos acima de 60 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar 90% das pessoas desses públicos.
Também estão incluídos na lista dos públicos prioritários da campanha deste ano povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidade a partir de seis anos, pessoas com doença crônica, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo, trabalhadores portuários, caminhoneiros, população privada de liberdade e população em situação de rua. Para esses públicos não há meta de vacinação.
A Secretaria de Saúde reforça para a população que para receber a vacina é necessário apresentar documento com foto e CPF (Cadastro de Pessoas Físicas). Na campanha deste ano, cada pessoa que recebe a vacina é identificada nominalmente, por meio do CPF, no sistema do Ministério da Saúde, tal como é feito na vacinação contra a covid-19 e nas vacinas que integram o Calendário Nacional de Vacinação.
HPV E COVID-19
O Dia D também será uma boa oportunidade para atualizar a carteira de vacinação. A Secretaria de Saúde ressalta que também haverá as vacinações que fazem parte do Calendário Nacional de Imunização, com exceção da BCG. Por isso, é importante que as famílias ou os responsáveis levem a carteira de vacinação de crianças e adolescentes.
Entre as vacinas do calendário que estarão disponíveis está a vacina contra o HPV. A Secretaria de Saúde lembra que, de acordo com orientação do Ministério da Saúde, a vacinação contra o HPV passa ser feita com dose única. A dose única é disponibilizada para crianças de 9 a 14 anos. A Secretaria de Saúde salienta que a vacina também será oferecida para adolescentes de 15 a 19 anos que não foram imunizados contra o HPV. No Dia D também será feita vacinação contra a covid-19 para crianças a partir de seis meses até menos de 12 anos.
Deixe um comentário