Saúde

Hortolândia e Nova Odessa seguem Estado e desobrigam uso de máscara

O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes, seguindo a determinação do Governo do Estado de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (18/03) a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes, com exceção do transporte público e nos locais destinados à prestação de serviços de saúde. Nova Odessa também tomou a mesma decisão.
O decreto 5.014 de 18 de março de 2022, assinado pelo prefeito hortolandense foi publicado pela manhã no Diário Oficial do Município e pode ser acessado pelo Portal da Prefeitura – www.hortolandia.sp.gov.br.
“Estamos seguindo a nota técnica do Comitê Científico do Governo do Estado, que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica em São Paulo. Em Hortolândia, o número de internações também se encontra bem controlado e o avanço da vacinação nos traz um pouco mais de tranquilidade. Com respaldo dos cientistas, médicos e da nossa Secretaria de Saúde, podemos dar mais um passo para a flexibilização. Importante dizer, que aqueles que se sentirem mais confortáveis, podem continuar a usar a máscara, afinal, esse instrumento ajuda muito na proteção individual e coletiva”, disse Zezé Gomes.
Desde ontem, Nova Odessa também desobrigou o uso de máscaras em ambientes abertos e fechados, mas manteve a obrigatoriedade em unidades de saúde, hospitais e no transporte coletivo. O uso será opcional em igrejas, escritórios, empresas, comércios, salas de aula, academias, supermercados, mas a decisão caberá à direção de cada local. As medidas se baseiam no Decreto Estadual nº 66.575, de 17 de março de 2022 e no Decreto Municipal nº 4.539, de 18 de março de 2022.

COMITÊ
A decisão tomada pelo Governo do Estado de São Paulo foi baseada em análises técnicas do Comitê Científico do Coronavírus. Os especialistas levaram em consideração o índice de vacinação com duas doses no estado, que atingiu a meta definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS) de 90% da população elegível, ou seja, acima de cinco anos imunizada.
Foi constatada uma manutenção da melhora dos indicadores epidemiológicos, indicando que a queda na transmissão da Sars-Cov 2 no Estado de São Paulo segue de maneira progressiva.

Deixe um comentário