Hortolândia implanta atestado vacinal para estimular vacinação em dia
Desde 2019, a Prefeitura de Hortolândia, por meio da Secretaria de Saúde, implantou o atestado vacinal nas escolas municipais para crianças menores de 5 anos. Segundo a Secretaria de Saúde, o documento é exigido no ato da matrícula com o objetivo de estimular os pais ou responsáveis a manterem a vacinação dos pequenos em dia.
A Secretaria de Saúde informou que o atestado é fornecido àqueles que estiverem com o esquema vacinal completo. “Embora não seja obrigatório, o atesta- do é sempre pedido pelas unidades escolares como requisito para ingresso na rede municipal de ensino”, informa nota da Secretaria enviada pela assessoria de imprensa.
Os números mostram que, desde 2016, Hortolândia consegue superar a meta de 95% de cobertura vacinal em crianças menores de um ano. A única exceção é para o ano de 2021, quando a Secreta- ria de Saúde registrou cobertura de 92,72%. A Prefeitura não informou o percentual de cobertura vacinal na faixa etária de 1 a 4 anos.
A Vigilância Epidemiológica, da Secreta- ria de Saúde de Sumaré, informou que a cobertura vacinal de crianças menores de um ano superou 90%, de 2016 a 2020. Somente no ano passado a cobertura ficou em 76%, afirma nota da Secretaria de Comunicação.
O órgão também informou que no caso da vacinação de crianças de 1 e 4 anos, a cobertura sempre foi abaixo do esperado, entre 60 e 70%. De acordo com órgão, as crianças com doses atrasadas são vacina- das na procura espontânea ou nas campanhas realizadas no decorrer do ano. “Os setores de Saúde sempre orientam os pais e responsáveis a manter a carteira de vacinação das crianças em dia, para não haver o reapareci- mento de doenças erradicadas”, ressalta a nota. As Prefeituras de Nova Odessa, Monte Mor e Paulínia não forneceram in- formações sobre o assunto até o fechamento desta edição
Deixe um comentário