Saúde
Gestão Tarcísio de Freitas vai analisar efeitos de regionalizar atendimento no Estado

Governo do Estado lança pesquisa de satisfação dos usuários do SUS paulista

Pacientes serão questionados por meio do WhatsApp da Ouvidoria se foram atendidos perto das suas residências e sobre a qualidade do atendimento que foi prestado

Da Redação | Tribuna Liberal

O secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, anunciou nesta terça-feira (12), durante o Gabinete 3D em Piracicaba, o início da pesquisa sobre a satisfação dos usuários de serviços do SUS (Sistema Único de Saúde) paulista. Os questionamentos, feitos pela primeira vez por meio do WhatsApp da Ouvidoria, vão analisar a percepção dos pacientes do SUS residentes no Estado que foram submetidos a internações hospitalares no período entre novembro de 2022 e abril de 2023 e, assim, avaliar a regionalização dos serviços de saúde na rede.

Neste primeiro dia de disparo, as mensagens foram enviadas para pacientes da cidade de São Paulo e da região de Piracicaba. As demais regiões do Estado serão incluídas gradativamente até o dia 27 de setembro. “A pesquisa é para saber se os pacientes foram atendidos perto das suas residências e saber sobre a qualidade do atendimento. Nós precisamos identificar se no SUS as pessoas estão sendo bem atendidas, se a qualidade da instalação de onde houve atendimento era adequada. Se a pessoa foi atendida neste período de seis meses, ela vai receber a pesquisa,” informou Paiva.

Uma análise preliminar identificou três grupos dentro do conjunto de mais de 1 milhão de pessoas que fizeram uso dos serviços do SUS durante o período observado: aqueles que receberam atendimento em sua área de residência, os que foram assistidos em regiões vizinhas e os que foram atendidos em unidades de saúde fora da sua região de saúde. Essas categorias representam aproximadamente 70%, 20% e 7% da população total atendida, respectivamente. Cerca de 25 mil usuários, que se encaixam nesses perfis, foram selecionados com auxílio de Inteligência Artificial, garantindo uma amostra representativa do total, informou o governo.

A pesquisa tem um grau de confiabilidade de 95% e margem de erro de 2% e atende a todos os requisitos da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), protegendo o cidadão do uso indevido dos seus dados pessoais. As quatro perguntas, enviadas de forma automatizada, também com uso de Inteligência Artificial, focam na avaliação dos hospitais específicos onde o paciente foi atendido, dos serviços estaduais disponíveis no município de residência do pesquisado, do tempo de espera e da distância percorrida para receber atendimento. A expectativa é de que 25 mil pacientes sejam ouvidos na primeira etapa da pesquisa. Um relatório com a análise das respostas será elaborado por equipes técnicas da Secretaria de Estado da Saúde.

A validação da conta oficial de WhatsApp da Ouvidoria foi conduzida pela própria plataforma, garantindo aos usuários a confirmação da origem das mensagens recebidas, por meio do número (11) 3066-8800. Somente indivíduos registrados nas bases de dados do SUS-SP terão acesso ao questionário, proporcionando a garantia da participação e a qualidade dos dados obtidos. Também é possível verificar a autenticidade da pesquisa em um informativo no site da Secretaria da Saúde (https://www.saude.sp.gov.br/). 

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