Saúde
Secretário Rafael Virginelli ouviu de profissionais as principais demandas do setor de saúde

Governo Henrique afirma que foco é construir HM e zerar fila de exames

Novo governo de Sumaré inicia mapeamento da saúde pública e traça metas futuras; secretário de Saúde realiza reunião com gestores para detalhar ações, cobrar relatórios sobre as carências da pasta e integrar a equipe técnica

Paulo Medina | Tribuna Liberal

O governo Henrique do Paraíso (Republicanos) informou que busca melhorias no setor de saúde de Sumaré e que, a partir de agora, entre as principais metas está a construção do esperado Hospital Municipal, bem como a eliminação das filas de exames, cirurgias e consultas com especialistas na cidade.

“Entre as prioridades da gestão estão a construção do Hospital Municipal, zerar a fila de exames, cirurgias e consultas com especialistas, além de melhorar a qualidade do atendimento para quem procura uma unidade de saúde. O objetivo é trazer novas tecnologias para aumentar a eficiência dos serviços prestados e a gestão da pasta”, destacou. A informação foi divulgada após o prefeito e a equipe promoverem um balanço da primeira semana de gestão.

A necessidade de um novo Hospital Municipal para Sumaré ganhou força durante o período eleitoral ano passado, quando os candidatos identificaram a demanda junto à população e passaram a propor a construção da unidade. Moradores enfrentam dificuldades para conseguir agendamentos e procedimentos médicos, cenário que o governo municipal tem afirmado que pretende combater com ações estratégicas e investimentos no setor.

A construção do Hospital Municipal é considerada um divisor de águas para o sistema de saúde local. A unidade permitirá a ampliação da oferta de serviços, reduzindo a dependência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e de hospitais de cidades vizinhas, como Nova Odessa e Hortolândia. Ano passado a construção do novo hospital chegou a ser estudada na área anexa ao prédio da UPA do Macarenko.

O projeto está em fase de planejamento e deve contemplar instalações equipadas com tecnologias para atendimento emergencial, consultas e exames. Na semana passada, o secretário de Saúde de Sumaré, Rafael Virginelli, realizou uma reunião com gestores da pasta para definir prioridades, mapear as ações necessárias, cobrar relatórios sobre carências e integrar a equipe.

Participaram servidores públicos que atuam em todas as frentes da Secretaria de Saúde, como atenção básica, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), administradores e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Os profissionais relataram como está a situação da saúde, quais são as principais demandas e apontaram caminhos para a resolução dos problemas. “Foi uma reunião exitosa com troca de experiências para fortalecer o trabalho em rede”, explicou Virginelli.

Deixe um comentário