Fundo Social de Hortolândia entrega 8 mil absorventes arrecadados em campanha
O Fundo Social de Solidariedade de Hortolândia encaminhou
nesta semana oito mil absorventes para entidades assistenciais, CRASs (Centro
de Referência em Assistência Social) e CCSs (Centros de Convivência Social) da
cidade. Os absorventes foram arrecadados por meio da Campanha “Juntas no
Ciclo”, que hoje conta com 17 locais credenciados oficialmente para receber as
doações espontâneas dos itens de higiene pessoal feminino.
De acordo com a presidente do Fundo Social, Maria dos Anjos, essa primeira entrega atendeu 12 unidades que acolhem mulheres em situação de vulnerabilidade social. Os kits com absorventes foram entregues aos representantes do CCS Brasil, CCS Rosolém, CRAS Santa Clara, CRAS Amanda, CRAS Primavera, CRAS Novo Ângulo, CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), Instituto Esperançar, Casa de Passagem, SAICA I (Serviço de Acolhimento Institucional a Criança e Adolescente), SAICA II e CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher).
“Realizamos a primeira entrega dos absorventes, fruto da campanha ‘Juntas no Ciclo’. Sem dúvida é um momento importante, pois estamos democratizando o acesso a esse item tão importante para a higiene feminina e para a socialização dessas mulheres durante o período menstrual. A campanha de arrecadação continua em nossa cidade e contamos com o apoio da nossa comunidade para que possamos garantir absorvente para essas mulheres”, comentou Maria dos Anjos.
A campanha “Juntas pelo Ciclo” foi lançada em março a partir de uma realidade pouco divulgada, porém com números alarmantes: segundo organizações não governamentais e empresas do setor, cerca de 23% das mulheres que menstruam no Brasil não têm condições de adquirir absorventes todos os meses. “A falta de acesso a produtos de higiene menstrual gera consequências sérias, como a baixa frequência escolar ou no trabalho, aumento no risco de infecções pelo uso de produtos improvisados e inadequados, constrangimento, entre outros males. É necessário que o Poder Público e a sociedade se mobilizem para que possamos garantir esse cuidado básico para as mulheres em situação de vulnerabilidade e é justamente o que estamos fazendo com a colaboração da nossa população”, destacou Maria dos Anjos.
Mais informações pelo telefone (19) 3819-1005 ou na sede do Fundo Social de Solidariedade - Rua Benedito Francisco de Faria, 467, Remanso.
Deixe um comentário