Saúde
Zezé Gomes: “As ações voltadas à pessoa com deficiência são prioridade e vamos ampliar esses atendimentos”

Evento reúne 1,5 mil pessoas e Zezé revela novas ações para inclusão social em Hortolândia

Prefeito participou da atividade e destacou criação do Departamento da Pessoa com Deficiência, que vai elaborar políticas públicas para setor e fortalecer relação entre Poder Público e sociedade

Da Redação | Tribuna Liberal

Cerca de 1.500 pessoas participaram neste domingo (13) da ação de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), realizada no OAPE (Observatório Ambiental Parque Escola), no Jardim Santa Clara do Lago. Promovido pela Associação de Mães e Amigos dos Autistas de Hortolândia (AMAAH), com apoio da prefeitura, o evento integrou a programação do Abril Azul, campanha nacional dedicada à inclusão e ao respeito às pessoas com TEA.

O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) marcou presença no evento, acompanhado da primeira-dama e secretária de Inclusão, Maria dos Anjos, e do vice-prefeito Cafu César (PSB). Na ocasião, Zezé destacou, ao lado da presidente da AMAAH, Priscila Silvana de Paula Silva, a parceria da prefeitura com a instituição e anunciou novas iniciativas do governo municipal em prol da inclusão, como a construção de dois Centros Especializados em Reabilitação e a recente criação do Departamento da Pessoa com Deficiência, que atuará na formulação de políticas públicas e no fortalecimento da relação entre o Poder Público e a sociedade civil.

“Nosso governo não larga a mão de ninguém e a AMAAH, que realiza um trabalho extraordinário, é a nossa parceira. Estamos juntos neste trabalho de cuidar de pessoas. As ações voltadas à pessoa com deficiência são prioridade e vamos ampliar esses atendimentos, garantindo mais qualidade de vida e inclusão”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Cafu César também adiantou que o município iniciará, em breve, uma capacitação específica para os servidores que atuam no atendimento ao público, com o objetivo de aprimorar a escuta e o acolhimento das pessoas com deficiência. “Nossos servidores realizam um grande trabalho e desenvolver capacitações é fundamental para que possamos, ainda mais, aprimorar, especialmente no atendimento. Por isso, já estamos formatando e em breve iniciaremos esse importante trabalho”, avisou Cafu.

A atividade Abril Azul contou com diversas atrações voltadas à convivência, orientação e lazer, como espaço de diálogo com terapeutas, brinquedos infláveis, pintura facial, contação de histórias, cãoterapia e soltura de balões. Também foram apresentados os serviços oferecidos pelas secretarias municipais para o público com TEA, envolvendo áreas como saúde, mobilidade, inclusão, esporte e assistência social.

“Além das atividades lúdicas, o evento proporcionou um importante espaço de escuta e acolhimento para famílias, profissionais e cidadãos interessados na causa, reforçando o nosso compromisso de construir uma cidade mais inclusiva e respeitosa para todos”, finalizou a presidente do AMAAH, Priscila Silvana de Paula Silva.

Deixe um comentário