Estado intensifica ações de combate à dengue no transporte metropolitano
Secretaria da Saúde faz alerta sobre como prevenir doenças
transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti em estações de transporte público da
EMTU na região
Da Redação | Tribuna Liberal
O Governo do Estado de São Paulo anunciou ao longo da semana uma série de medidas para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya, nos sistemas de transporte metropolitanos. Em uma iniciativa coordenada, as secretarias estaduais da Saúde e dos Transportes Metropolitanos uniram esforços para enfrentar a ameaça da doença.
Com o objetivo de conscientizar sobre a importância de evitar o surgimento de focos de larvas do mosquito e, consequentemente, a propagação das doenças, equipes ficaram à disposição dos passageiros da EMTU em trechos do Estado para esclarecer cuidados que podem ser adotados diariamente.
“Os criadouros do Aedes aegypti são os locais onde os mosquitos depositam os seus ovos e as larvas se desenvolvem até formarem mosquitos adultos. A eliminação é uma estratégia fundamental no controle da proliferação do Aedes e prevenção das doenças que ele transmite. Alguns exemplos de criadouros são recipientes de água parada, pratos de plantas, calhas entupidas, lixeiras e caixas d’água mal vedadas, além de piscinas ou fontes sem os devidos cuidados”, explica a coordenadora em saúde da Coordenadoria de Controle de Doenças do Estado de São Paulo, Regiane de Paula.
Até o dia 17 de janeiro, foram confirmados 4.087 mil casos de dengue, distribuídos em 204 municípios. Em relação à Chikungunya, há 61 casos confirmados, em 6 cidades. Não há registro de óbitos para as doenças em São Paulo. O Estado também não registrou nenhum caso confirmado de Zika vírus na primeira quinzena do mês.
“Reiteramos nosso compromisso em promover a saúde e o bem-estar da população. Com essa parceria, queremos não apenas combater a dengue, mas também criar uma consciência coletiva sobre a importância da prevenção. A participação ativa da sociedade é fundamental para o sucesso dessas iniciativas, e contamos com a colaboração de todos nesse esforço conjunto”, afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Marco Antonio Assalve.
PREVENÇÃO NO TRANSPORTE
Além das ações educativas para conscientização, uma medida preventiva importante realizada é a limpeza dos veículos, estações, terminais, áreas comuns e internas para segurança sanitária dos passageiros, dos funcionários e colaboradores. Dessa forma, os pontos que podem se tornar criadouro do Aedes aegypti são eliminados. A EMTU conta com a parceria e colaboração das concessionárias.
PRINCIPAIS RECOMENDAÇÕES PARA ELIMINAÇÃO DE CRIADOUROS
- Eliminar pratos de plantas ou utilizar um prato justo ao vaso, que não permita acúmulo de água;
- Descartar pneus usados em postos de coleta da Prefeitura;
- Retirar objetos que acumulem água de quintais, como potes e garrafas;
- Verificar possíveis vazamentos em qualquer fonte de água;
- Manter o vaso sanitário sempre fechado;
- Identificar sinais de umidade em calhas e lajes;
- Verificar a presença de organismos vivos em águas de piscinas ou fontes ornamentais
- Tampar ralos.
Deixe um comentário