Saúde
Evento acontece das 8h às 11h e contará com testes de glicemia e orientação nutricional

Cresam de Nova Odessa marca Dia Mundial do Diabetes com exames gratuitos nesta 4ª-feira

Ação tem como objetivo promover a conscientização sobre o diabetes, seus riscos e formas de prevenção, além de incentivar práticas que contribuem para um estilo de vida mais saudável

Da Redação | Tribuna Liberal

O Cresam (Centro de Referência de Saúde da Mulher) da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Nova Odessa realiza nesta quarta-feira (13), das 8h às 11h, uma ação de informação e prevenção gratuita sobre o Dia Mundial do Diabetes (celebrado no dia seguinte). O evento contará com testes de glicemia e orientação nutricional para quem é diabético, e também para aqueles que quiserem obter orientação para uma rotina saudável.

De acordo com a coordenadora do Cresam, Cristiane Mareschi, “esta é mais uma ação muito importante que passa a fazer parte do calendário anual do CRESAM”. “No dia 14/11, é comemorado o Dia Mundial do Diabetes. Para celebrarmos esta data, faremos uma campanha de conscientização e controle de uma rotina mais saudável aos interessados na véspera, nesta quarta”.

A ação tem como objetivo promover a conscientização sobre o diabetes, seus riscos e formas de prevenção, além de incentivar práticas que contribuem para um estilo de vida mais saudável. Durante o evento, os participantes terão acesso a informações sobre controle glicêmico, cuidados com a alimentação, a importância da prática de atividades físicas e orientações sobre o tratamento adequado para o diabetes.

SOBRE A DATA

O Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, foi criado em 1991 pela IDF (Federação Internacional de Diabetes) junto à OMS (Organização Mundial de Saúde) para conscientizar o mundo sobre o reflexo do diabetes na saúde e mortalidade da população.

Em 2006, a ONU (Organização das Nações Unidas), por meio de sua resolução nº 61/225, criou na data de 14 de novembro o Dia Mundial do Diabetes. O objetivo é enfatizar a característica epidêmica e impacto social e econômico. A cor azul foi escolhida representando as cores da ONU, lembrando que o diabetes está presente em todo o mundo.

O CRESAM

Com obra parada ‘na laje’ e inacabada até 2020, o novo Centro de Saúde da Mulher de Nova Odessa foi retomado, finalizado e equipado pela atual gestão municipal, com recursos próprios municipais. A atual gestão investiu R$ 700 mil em recursos municipais para retomar, concluir e equipar o local, finalmente inaugurado em abril de 2024.

Ele conta com três consultórios com toaletes acessíveis, sala de atendimento psicológico, enfermaria, sala de Enfermagem, sala para atividades coletivas, almoxarifado, copa, sala de espera, recepção e quatro banheiros acessíveis, num total de 268 metros quadrados de área construída.

Deixe um comentário