Saúde

Começa 4ª etapa da campanha de vacinação contra Influenza

Imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde de Hortolândia, inclusive naquelas onde é feita imunização contra a Covid-19

A Prefeitura de Hortolândia iniciou a 4ª etapa da campanha de vacinação contra a Influenza, nesta segunda-feira (16/05). Nessa etapa, serão imunizados caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

A vacinação acontece das 8h às 15h30 nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), inclusive naquelas onde é feita a vacinação contra a Covid-19. No sábado (14/05), a Prefeitura realizou vacinação contra a doença. Foram imunizadas 320 pessoas. O município já imunizou 21.070 pessoas.

A Secretaria de Saúde salienta que continuam a ser vacinados os públicos-alvos das etapas anteriores, que são profissionais das redes pública e particular de Educação, pessoas com comorbidades e deficiência com idade a partir de 5 anos, crianças de seis meses a menos de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos de 60 anos ou mais e profissionais das redes pública e particular de Saúde.

A Secretaria de Saúde ressalta que tem havido pouca procura pela vacina de pessoas com deficiência, de hipertensos e pessoas com diabetes. Em razão disso, a Secretaria de Saúde reforça para que esses públicos procurem a UBS mais próxima de sua residência e se imunizem contra a Influenza.

A Secretaria de Saúde ressalta que as pessoas com comorbidades devem apresentar atestado, relatório médico ou receituário para comprovar que têm as referidas doenças. Já pessoas deficientes também devem apresentar algum atestado que comprove a deficiência, com exceção dos deficientes físicos.

Gestantes devem levar a carteira de pré-natal. Puérperas devem apresentar relatório de alta ou Certidão de Nascimento do bebê. Podem recebem a vacina puérperas com até 45 dias após o parto. Já profissionais de Educação e de Saúde deverão apresentar algum documento que comprove sua atuação nas áreas.

SARAMPO

A campanha de vacinação das crianças contra sarampo também continua. A vacinação é feita para crianças de seis meses a menos de 5 anos. Também estão sendo imunizados profissionais das redes pública e particular de Saúde. A meta é imunizar 95% dos dois públicos-alvos. Hortolândia já imunizou 4.299 crianças .

A Secretaria de Saúde alerta as famílias que o Sarampo é uma doença grave cujas complicações podem deixar sequelas para o resto da vida e até mesmo levar a óbito, principalmente crianças de seis meses a cinco anos. Por isso, é importante levá-las à campanha para serem imunizadas.

COVID-19

Hortolândia também imunizou 771 pessoas contra a Covid-19 na vacinação realizada no sábado (14/05) nas UBSs Amanda II e Novo Ângulo. Para quem não conseguiu comparecer, a vacinação prossegue durante a semana nas UBSs, das 8h às 15h30.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância de a população completar a imunização contra a Covid-19. Com o tempo, a eficácia da vacina diminui. Por isso, é importante que os faltosos completem o esquema vacinal contra a doença.

Deixe um comentário