Saúde
Agentes visitaram casas e estabelecimentos, entregaram material informativo e conversaram com moradores

Combate à dengue: Nova Odessa adere ao ‘Dia D’ com orientações no Centro

Estratégia, coordenada pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o objetivo de reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, bem como conscientizar a população sobre os riscos do vetor e da doença

Da Redação | Tribuna Liberal

Através do Setor de Zoonoses da Secretaria de Saúde, a Prefeitura de Nova Odessa aderiu nesta quarta-feira (13) ao ‘Dia D’ de Mobilização Estadual contra o mosquito transmissor do vírus da dengue. Agentes de Zoonoses e de Saúde visitaram casas e estabelecimentos do Centro da cidade, entregando material informativo, conversando com as pessoas e verificando a presença de possíveis criadouros do mosquito.

A estratégia, coordenada pelo Governo do Estado de São Paulo, visa reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, bem como conscientizar a população sobre os riscos do vetor – e da doença.

Em Nova Odessa, o trabalho contra o mosquito da dengue continua diariamente. Mas, para reduzir efetivamente a incidência da doença, a coordenadora do Setor de Zoonoses do município, Paula Faciulli, ressaltou mais uma vez ser “essencial a participação ativa da própria população, na busca e eliminação de todo e qualquer material que posso acumular água parada nas residências, quintais, terrenos e estabelecimentos”.

“Isso porque o Aedes é praticamente um ‘animal doméstico’: de 80% a 90% dos ‘berçários’ (criadouros) do mosquito Aedes são encontrados no interior dos imóveis particulares. Principalmente em material acumulado, como embalagens, garrafas, pneus, vasos, mas também em calhas, ralos e box de banheiros, entre outros”, destacou a médica veterinária.

A iniciativa é realizada pelas secretarias estaduais da Saúde e Educação, Instituto Butantan, Defesa Civil, Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde).

“O trabalho em conjunto é essencial para redução do número de casos da doença e na eliminação do mosquito. As mudanças climáticas no estado contribuem para que as transmissões das arboviroses prosperem mais rapidamente e exigem mais atenção da população”, ressalta Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças da SES (Secretaria de Estado da Saúde).

As ações do ‘Dia D’ se estendem por todo o Estado, com orientações à população e fortalecimento das ações de combate aos vetores nas residências.

PORTAL

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, lançou recentemente o portal ‘Dengue 100 Dúvidas’ com as cem perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet.

A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta a população sobre as doenças. O acesso está disponível pelo link www.dengue100duvidas.sp.gov.br

Deixe um comentário