Política
Prefeito Zezé Gomes durante evento na entidade Pernas Voluntárias de Hortolândia

Zezé vai criar Secretaria da Pessoa com Deficiência em Hortolândia

Prefeito afirma que a implantação da nova pasta se faz necessária para garantir mais recursos financeiros para o município expandir investimentos nos cuidados com PcD e seus familiares; para implantar nova secretaria é preciso aval da Câmara

Da Redação | Tribuna Liberal

O prefeito Zezé Gomes (Republicanos) anunciou a criação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Hortolândia. Segundo ele, a implantação da nova pasta será uma das primeiras medidas do seu segundo mandato, que começa no dia 1º de janeiro do ano que vem. A declaração sobre a nova pasta tem sido feita pelo prefeito durante entrevistas em emissoras de rádio e televisão da região, desde que venceu as eleições de 06 de outubro. Zezé entende que a criação da secretaria se faz necessária para ampliar os cuidados com as pessoas com deficiência, o apoio aos familiares e às entidades locais que desenvolvem trabalho voluntário com PcD.

“Andando pela cidade, nesse período todo de campanha eleitoral, notei que as pessoas com deficiência precisam da nossa cabeça, dos nossos olhos, dos nossos braços, das nossas pernas e do nosso coração. Se a gente do poder público não olhar com carinho para a população PcD, as famílias sofrem muito. Com certeza, a criação da secretaria vai ser uma retaguarda importante para a pessoa com deficiência e seus cuidadores”, observa o prefeito, reeleito com 60.742 votos, que representam 55,7% da votação válida.

Hortolândia tem uma população estimada em 5,4 mil PcD’s, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social realizado em outubro. No entanto, observa o órgão, o número de pessoas com algum tipo de deficiência deve ser maior, uma vez que os dados se referem somente as PcD’s que procuraram o poder público em busca de algum tipo de benefício social. O censo de 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ainda não publicou dados atualizados sobre a população PCD.

O município já tem o Setor da Pessoa com Deficiência, órgão do Departamento de Direitos Humanos, vinculado à Secretaria de Governo. Com a criação da nova pasta, explica Zezé, a Prefeitura poderá ter acesso a recursos financeiros estaduais e federais que só são liberados aos municípios que possuem em sua estrutura administrativa uma secretaria para cuidar da população PcD. Com a criação da nova pasta, Hortolândia passaria a contar com 18 secretarias municipais. Para implantar o novo órgão é preciso o aval da Câmara de Vereadores.

Alexandre Rodnei Amaro, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, recebeu com alegria a notícia. “A população necessita desse apoio, pois é de extrema importância qualquer evolução e progresso que visa atender às pessoas com deficiência da nossa cidade”, comentou Amaro, que é, também, fundador do Projeto Lutando pela Vida. A iniciativa voluntária promove a inclusão de PcD, por meio da prática de esportes adaptados e aulas de percussão.

Atualmente, o município conta com o CIER (Centro Integrado de Educação e Reabilitação), que atende estudantes com deficiência e alunos com déficit de aprendizagem, além de ONGs como a APAE (Associação de Pais e Amigos do Excepcionais). No primeiro semestre deste ano, Zezé inaugurou o Centro de Convivência Incluir. O espaço, localizado no Parque Ortolândia, oferece serviços multiprofissionais a pessoas com deficiência e autistas.

LACUNAS

A prefeitura informou que existem lacunas que o governo municipal busca preencher para aprimorar o atendimento à pessoa com deficiência. Dentre as necessidades listadas estão atendimento especializado para deficiente visual e auditivo; ampliação das atividades esportivas adaptadas, expansão de atividades culturais inclusivas, além do atendimento especializado na saúde, com a oferta de fonoaudiólogos e fisioterapeutas.

Segundo a Administração, está prevista a construção de novas sedes dos CAPs (Centros de Atendimento Psicossocial) e de um CER (Centro Especializado de Reabilitação), uma parceria do município com o governo federal. O investimento deve garantir atendimento especializado para pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação para desenvolver seu potencial físico e psicossocial.

Em seu plano de governo, Zezé destaca várias ações de atenção à PcD, dentre elas, o programa que atenderá atletas com necessidades especiais; a implantação de infraestrutura e acesso da pessoa com deficiência em todos os espaços culturais da cidade, além de academias inclusivas ao ar livre para a prática de atividades físicas.

O prefeito reeleito também assumiu o compromisso de aderir ao Programa Viver Sem Limites, realizado pelo governo federal, que disponibiliza recursos financeiros para ajudar os municípios a investirem na melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e seus familiares.

O programa é alicerçado em mais de 100 ações com o objetivo de garantir os direitos civis, econômicos, sociais, culturais e ambientais para PcD e seus cuidadores.

Deixe um comentário