Zezé participa de evento internacional ‘BiodiverCidades’ no Rio de Janeiro
Desenvolvimento de sistemas de mobilidade sustentável e a
importância da integração da biodiversidade no planejamento da infraestrutura
viária foram alguns dos temas discutidos no evento realizado nesta terça-feira
O prefeito de Hortolândia, José Nazareno Zezé Gomes (PL), acompanhado do secretário municipal de Planejamento Urbano e Gestão Estratégica, Carlos Roberto Prataviera Júnior, participou nesta terça-feira (30) no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói (RJ), do encontro “O Caminho para as BiodiverCidades”, evento internacional organizado pela Corporação Andina de Fomento (CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina), com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio do Escritório de Gestão de Projetos (EGP).
Focado na discussão de modelos de gestão urbana em harmonia com a natureza, o evento contou com a participação do presidente executivo da CAF, Sergio Díaz-Granados e prefeitos e vice-prefeitos de diversos municípios brasileiros, entre eles, as cidades de Fortaleza, Campinas, Aparecida de Goiânia, Guarulhos, Jacareí, entre outros.
De acordo com o prefeito hortolandense, o encontro discutiu diversos temas, entre eles sobre o desenvolvimento de sistemas de mobilidade sustentável e a importância da integração da biodiversidade no planejamento da infraestrutura viária.
“Nossa cidade possui uma parceria com a CAF que originou o PIC (Programa de Incentivo ao Crescimento). Por meio desse programa planejamos obras estruturais fundamentais para o crescimento sustentável de Hortolândia pelos próximos 30 anos. Por meio dessa parceria, estamos construindo o nosso Superviário, que fará a ligação entre as regiões da Vila Real e Novo Ângulo, integrando cada vez mais o município. Aqui temos a oportunidade de compartilhar diversas experiências em busca do aprimoramento e desenvolvimento de novos projetos que possam garantir uma cidade muito mais humana, sustentável e inteligente”, explicou Zezé Gomes.
O evento contou também com a participação dos representantes do Instituto de Investigação de Recursos Biológicos Alexander von Humboldt, da WRI Brasil, do ICLEI América do Sul, do Metrô de São Paulo e da própria CAF.
Este foi o quarto encontro do ciclo de eventos sobre “BiodiverCidades” em diferentes cidades da América Latina e do Caribe, com especialistas do Brasil e da região. A última edição havia acontecido em 2021, na Colômbia. Além de participar do fórum, os prefeitos e vice-prefeitos discutiram a assinatura da Declaração de Barranquilla pelas Cidades Sustentáveis e a Biodiversidade: BiodiverCidades. O acordo visa impulsionar um novo modelo de desenvolvimento urbano que respeite a biodiversidade.
De acordo com o Fórum Econômico Mundial e o Instituto Humboldt, as BiodiverCidades podem restaurar o equilíbrio entre a gestão urbana e a natureza, aumentando a infraestrutura verde; o aprimoramento de esquemas de governança que promovam soluções baseadas na natureza; a geração de vínculos positivos entre o rural e o urbano para uma melhor conservação da biodiversidade; a priorização de modelos de economia circular e ações inovadoras para a competitividade econômica e a promoção de valores de bem-estar e saúde na cidadania.
O CAF é um banco de desenvolvimento formado por 19 países – 17 da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal – assim como por 14 bancos privados. Atualmente o banco tem 30 projetos financiados junto a governos estaduais e municipais no Brasil.
Deixe um comentário