Zezé Gomes investe em zeladoria e na recuperação de praças de Hortolândia
Prefeito hortolandense tem por objetivo trazer vida aos espaços públicos dedicados a convivência e ao lazer
Desde que assumiu a Prefeitura de Hortolândia, em abril de 2021, o prefeito José Nazareno Zezé Gomes vem trabalhando na condução do projeto de Cidade do Futuro, que até então era pilotado pelo prefeito Angelo Perugini, que faleceu no dia 1° de abril do ano passado, vítima de complicações da Covid-19.
Entre os trabalhos desenvolvidos, que faz parte do legado construído por Perugini, está a continuidade das ações de infraestrutura urbana. Um bom exemplo vem sendo a construção do “Superviário”, uma nova avenida com cerca de 5 quilômetros de extensão e que irá unir as regiões da Vila Real com o Novo Ângulo. Outra ação que foi dada continuidade foi a reforma do Hospital e Maternidade “Governador Mário Covas”, com a implantação da sala de imagens com Tomográfo. “Fui empossado no pior momento da pandemia, assumindo o cargo que era ocupado pelo meu amigo Perugini. Com Deus no coração e muita fé, era necessário dar continuidade ao nosso projeto de Cidade do Futuro e o trabalho não poderia parar. Realmente o trabalho não parou ao longo de 2021 e continua seguindo firme, tanto que lançamos o ‘Superviário’ e hoje já conta com mais de 60% de obras concluídas, entregamos as alças de acesso do Corredor Metropolitano à SP-101, a reforma do Hospital também avançou, onde entregamos o novo Pronto Socorro e, agora, seguem as ações de instalação do tomógrafo, que em breve estará funcionando. As lâmpadas de Led praticamente atingimos 100% das ruas e avenidas, criamos os Portais, estamos construindo a Central de Monitoramento, implantando câmeras inteligentes, enfim, são muitas ações e que vem elevando Hortolândia de patamar. Paralelo a isso tudo, iniciamos também um projeto importantíssimo de zeladoria e recuperação de praças”, afirmou Zezé Gomes.
Entre os trabalhos de zeladoria de espaços públicos se destacam as ações já realizadas no Parque Socioambiental “Chico Mendes”, do Remanso Campineiro, no Parque Socioambiental “Irmã Doroth Stang”, do Nossa Senhora de Fátima, do Observatório Parque Escola do Jardim Santa Clara do Lago, Praça da Neuza na Vila São Francisco, Praça ‘A Poderosa’, no Jardim Rosolém e, agora, a Administração Municipal vem recuperando a “Praça do Roxo”, localizada entre o Jardim Nova Hortolândia e Nossa Senhora Auxiliadora.
O local ganhará novas lixeiras, playground para crianças, reforma do quiosque da praça, além de serviços de jardinagem, pintura, melhorias no piso e uma demarcação para que o entorno sirva como local de corrida e caminhada.
“A ‘Praça do Roxo’ está sendo revitalizada e já instalamos um brinquedão para as crianças, Na próxima semana avançaremos na jardinagem, corrigiremos o piso, faremos pintura e deixaremos o espaço mais bonito e convidativo para a comunidade. O espaço terá ainda uma quadra que está sendo feita em parceria com a empresa EMS. Cuidar bem das nossas praças, esse é um dos nossos compromissos com o povo hortolandense”, explica o prefeito Zezé Gomes.
“Também realizamos limpezas e a poda do mato, periodicamente, em todas as áreas públicas de lazer da cidade. A zeladoria, acontece, principalmente, com a aproximação do final de semana. Com o avanço da vacinação contra o Coronavírus e as altas temperaturas, nossos espaços estão recebendo um fluxo maior de pessoas. A ação acontece nos entornos e áreas internas destes locais, não só as praças e parques mas, também, as lagoas, por exemplo. Pedimos também a colaboração da população, principalmente para o descarte regular do lixo em local adequado. Assim, estes locais continuam limpos, bonitos e conservados para a diversão de todos”, comentou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Marcos Panício, o Mercadão.
Mais espaços de lazer para cidade
Cuidar bem das praças existentes e avançar, garantindo novos espaços de convivência. Um bom exemplo é o Parque Parque Socioambiental Lago da Fé, que está em fase final de construção. O maior espaço público de lazer da cidade conta agora com três academias ao ar livre, cada uma delas com dez equipamentos: simulador de cavalgada triplo, esqui triplo conjugado, simulador de caminhada triplo conjugado, remada sentada, alongador com três alturas conjugado, multi exercitador conjugado com seis funções, rotação vertical triplo conjugado, rotação diagonal triplo conjugado, surf duplo conjugado e pressão de pernas triplo conjugado. Os aparelhos já foram instalados e, em breve, serão liberados para uso.
Embora abertas à população em geral, as academias são voltadas à Terceira Idade e estão localizadas em pontos equidistantes, distribuídos pelo parque, de modo a atender quem está num ou noutro bairro que compõe o complexo de lazer e convivência. Duas ficam no Parque Gabriel, ao longo da Avenida Joaquim Martarolli: uma a cerca de 190 metros da Avenida Olívio Franceschini, próxima à rotatória recém-instalada, e a outra no meio da quadra correspondente à parte de trás do condomínio Parque Harmonia, a duas quadras e meia do prédio da Câmara Municipal. A terceira fica depois da ponte, já na Rua Sete, no Residencial Flamboyant.
Segundo a Secretaria de Obras, responsável pelo serviço, o projeto de implantação do parque entrou em fase final de execução, com 90% dos trabalhos concluídos. Ainda restam ajustes finais na construção, tais como detalhes no paisagismo, nas calçadas, nas quadras esportivas e na instalação do playground das crianças.
Quando concluído, o Parque Lago da Fé também terá viveiro, bicicletário, alamedas para circulação de um lado a outro, rampa de acessibilidade, bebedouros, lixeiras para coleta seletiva de resíduos, sinalização horizontal e vertical, estacionamentos e área multiuso no espaço iluminado com lâmpadas LED. Além disso, já foram concluídos os dois quilômetros de pista de caminhada e ciclovia, os serviços de drenagem e recape e as quadras esportivas com alambrado (para prática de basquete, tênis, vôlei de areia e futsal em grama sintética, além de espaços poliesportivos).
O Parque Lago da Fé terá ao todo uma área de aproximadamente 234 mil metros quadrados. De acordo com o Departamento de Obras, a parte já implantada pela Administração Municipal, desde o Jardim Nova Alvorada até o Parque Gabriel, atrás da Câmara Municipal, onde há duas lagoas de contenção de enchentes, pista de caminhada e travessia para pedestres, conta com 180 mil metros quadrados. A área construída que recebe as atuais benfeitorias é de 54.513,28 metros quadrados.
Deixe um comentário