Política

Vereadores aprovam projeto que cria o Bairro Amigo do Idoso

Em sessão ordinária na terça-feira (22), a Câmara de Sumaré aprovou o projeto de lei nº 34/ 2022, de autoria do vereador Sirineu Araújo (PL), que institui o Programa Bairro Amigo do Idoso com a finalidade de incentivar os bairros da cidade de Sumaré a adotarem medidas para um envelhecimento saudável e aumentarem a qualidade de vida da pessoa idosa.

O projeto segue agora para a sanção do prefeito municipal Luiz Alfredo Ruzza Dalben (Cidadania).

Com o passar do tempo e com o avanço da expectativa de vida da população, o debate sobre como preservar e estimular a qualidade na vivência da pessoa idosa se faz cada vez mais necessário. Investir em melhorias na saúde física e emocional dessa população torna-se fundamental para que o envelhecimento aconteça de forma ativa. Indo de encontro a esse pensamento, o vereador Sirineu Araújo (PL) protocolou na Câmara o Projeto de Lei nº 34/2022 que pretende incentivar nos bairros iniciativas que visem à atenção com a pessoa idosa. A propositura foi aprovada por todos os vereadores.

O projeto visa incentivar ações voltadas a dar condições de usabilidade para as pessoas idosas em espaços abertos e prédios, no transporte, moradia e emprego, além da promoção da participação social, respeito, inclusão social e participação cívica. Para aderir ao Programa, deverá ser apresentado plano de ação, a serem elaborados pelas associações de representantes de moradores ou pelas Secretarias Municipais, podendo contar ainda com o Conselho.

A participação social também é valorizada. Os interessados em participar das discussões são divididos em grupos que dão voz aos idosos, estimulando que eles próprios analisem e expressem sua condição a partir de suas experiências com o bairro.

“Precisamos dar uma atenção especial para o idoso”, aponta Sirineu. “A terceira idade precisa ser almejada e valorizada”, ressaltou o parlamentar.

Deixe um comentário